Em um mundo onde cuidar da saúde vai muito além de lavar as mãos, a nanotecnologia está presente na luta contra microrganismos.
Ela está transformando a maneira como protegemos o que tocamos no dia a dia: superfícies, tecidos, objetos e até o ar ao nosso redor.
Tecnologia que antes parecia distante hoje está acessível e é essencial para prevenir riscos como a contaminação cruzada, especialmente em ambientes sensíveis, como hospitais, indústrias e empresas de limpeza profissional.
Ao longo deste artigo, você vai entender, então, como essa tecnologia funciona, por que ela é tão eficiente no combate a microrganismos, e como pode transformar a segurança de ambientes críticos com uma atuação antibacteriana contínua.
Primeiramente, a nanotecnologia é o campo da ciência que manipula a matéria em uma escala extremamente pequena — a nano escala — onde 1 nanômetro (unidade de medida) equivale a um bilionésimo de metro.
Só para exemplificar, isso é cerca de 100.000 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo humano.
Nessa escala, os materiais passam a exibir propriedades físicas, químicas e biológicas únicas, diferentes das que apresentam em maiores dimensões.
Do ponto de vista técnico, o comportamento dos materiais na nanoescala é regido por interações atômicas e moleculares.
Fenômenos específicos como o efeito quântico e o aumento da relação entre superfície e volume permitem que nanopartículas apresentem certas características, por exemplo:
Segundo o artigo de Roco et al. (2003), as propriedades emergentes dos nanomateriais possibilitam funcionalidades que não existem em escalas maiores.
As nanopartículas, por exemplo, as de prata (AgNPs), se ligam à membrana externa da célula bacteriana, promovendo ruptura ou alteração da permeabilidade. Isso desestabiliza a célula, causando, não só perda de íons, mas também de conteúdo intracelular.
Muitas nanopartículas liberam íons, os quais penetram na célula e, dessa forma, se ligam a enzimas vitais e ao DNA, comprometendo processos celulares como:
Algumas nanopartículas metálicas atuam como ativadores de reações químicas que geram pequenas moléculas muito reativas. Essas moléculas são chamadas de espécies reativas de oxigênio, ou ROS.
Entre elas estão:
Essas moléculas atacam e destroem partes essenciais das células de bactérias, como:
O resultado? A célula do microrganismo entra em colapso e morre.
As bactérias precisam de energia para viver. Essa energia é chamada de ATP — e funciona como uma espécie de "bateria" que alimenta todas as funções da célula.
Para produzir essa energia, as bactérias respiram por meio de uma estrutura chamada membrana respiratória.
Quando entram em contato com nanopartículas, esses canais são bloqueados ou danificados. Resultado:
Na saúde e em ambientes industriais, por exemplo, essa tecnologia já é aplicada em materiais antibacterianos com prata ou cobre, que eliminam microrganismos por contato direto.
No contexto de segurança e higiene, a nanotecnologia tem potencial para combater microrganismos nocivos, por exemplo:
Assim, ela impede sua proliferação em diferentes tipos de superfícies.
Assim, a nanotecnologia influencia diretamente na redução da contaminação cruzada, um dos principais desafios em ambientes hospitalares, industriais e públicos.
Tem interesse em aplicar no seu produto hospitalar? Entre em contato!
Ambientes de alto fluxo de pessoas, por exemplo, hospitais, escolas, restaurantes, indústrias alimentícias e até mesmo residências estão sujeitos a riscos de contaminação.
Superfícies de contato frequente, como maçanetas, bancadas, tecidos e utensílios, acumulam microrganismos que podem causar doenças e afetar a segurança de pessoas e produtos.
É aqui que entra a proteção antimicrobiana baseada em nanotecnologia.
Ao incorporar nanopartículas com propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas em materiais como plásticos, tecidos, espumas e tintas, é possível criar uma barreira invisível, porém ativa, contra agentes patógenos.
A TNS Nano é uma empresa brasileira especializada em desenvolver soluções antimicrobianas (antivirais, antibacterianas e antifúngicas) com base em nanotecnologia.
Seu foco está em oferecer tecnologias seguras, eficientes e de alta performance para indústrias que atuam em setores como:
Através da aplicação de aditivos antimicrobianos e tecnologias inteligentes de superfície, a TNS Nano transforma, dessa forma, produtos comuns em ativos de proteção contínua, com eficácia comprovada na eliminação de microrganismos nocivos.
Os aditivos antimicrobianos desenvolvidos pela TNS Nano atuam por contato.
Isso significa que, ao entrarem em contato com bactérias, vírus e fungos, eles desestabilizam a membrana celular desses microrganismos, levando, por fim, à sua inativação.
O resultado é uma superfície que se mantém protegida 24 horas por dia, reduzindo drasticamente o risco de contaminação e transmissão de doenças.
Além disso, por estarem integrados à estrutura do material, esses aditivos não se desgastam com facilidade, mantendo sua eficiência mesmo após múltiplas lavagens ou longos períodos de uso.
Saiba mais - Aplicações de nanotecnologia em têxteis que estão impactando o mercado!
A adoção de nanotecnologia como solução para higiene e segurança não é mais exclusividade de centros de pesquisa ou grandes corporações.
Afinal, indústrias de todos os portes estão entendendo como a tecnologia pode ser aplicada de forma prática para:
Alguns exemplos de aplicação:
Confira - Carvão ativado: como reduzir o custo de produção de filtros
A contaminação cruzada ocorre quando microrganismos são transferidos de uma superfície para outra, geralmente por contato humano ou objetos contaminados.
Em ambientes hospitalares, por exemplo, essa pode ser a diferença entre um tratamento bem-sucedido e uma infecção hospitalar.
Já na indústria alimentícia, pode significar um recall de produto.
A nanotecnologia aplicada pela TNS Nano atua justamente nesse ponto crítico, pois impede que microrganismos sobrevivam nas superfícies e sejam transferidos.
Por fim, isso melhora a segurança dos ambientes e reduz a necessidade de limpezas constantes, agressivas e que sejam nocivas à saúde.
Além de eficazes, as soluções da TNS Nano são desenvolvidas com foco em sustentabilidade.
Nós apostamos na química verde e em tecnologias que atendem às normas internacionais de segurança e saúde, garantindo então, alta proteção sem comprometer o meio ambiente ou a saúde humana.
Com um portfólio diversificado e adaptável a diferentes substratos e processos industriais, a TNS Nano se destaca como parceira estratégica para empresas que desejam:
Confira - Como a nanotecnologia está presente no seu dia a dia?
Em um mercado cada vez mais exigente, aplicar nanotecnologia para garantir ambientes mais seguros não é mais tendência — é necessidade.
Sendo assim, empresas que investem em soluções antimicrobianas saem na frente ao oferecer mais do que produtos: oferecem confiança, proteção e inovação.
A TNS Nano está pronta para ajudar sua empresa a dar esse passo.
Com soluções personalizadas, equipe técnica especializada e tecnologia nacional de ponta, a empresa é referência em transformar superfícies em escudos invisíveis de proteção.