Políticas de privacidade e de cookies

Blog

As oportunidades do Ano Parte 2 – Nanoencapsulados de Menta

Benefícios da menta em tecidos fitness

Um dos segmentos da indústria têxtil mais propícios à aplicação de aditivos inovadores é o de tecidos fitness. Dentre os produtos desse nicho (camisetas, bermudas, meias, etc.) ao serem customizados a partir de tecidos tanto sintéticos como naturais, podem causar desconforto aos seus usuários durante sua utilização.

Além dos aditivos antimicrobianos já mencionados em nossos outros artigos (recomendamos a leitura deste material caso queira “refrescar” a memória), a refrescância causada pela menta e seus derivados contribui diretamente para a regulação térmica dessas peças, de modo a proporcionar mais conforto no dia a dia. Uma vez que o efeito da refrescância se dá pelo atrito entre a pele e o tecido, a liberação do efeito é controlada, pois é interrompida com o repouso do tecido. Isso garante a manutenção da eficiência frente a essências comuns encontradas no mercado.

Calçados inteligentes para o setor calçadista

No setor têxtil calçadista, pensando principalmente na utilização de calçados fechados (tênis, botas ou alpargatas, por exemplo) o calor e umidade causados pelo movimento do corpo pode causar uma sensação desagradável nos pés e maus odores. O uso destes nanoencapsulados pode conferir os mesmos benefícios de regulação térmica identificados nas aplicações em tecidos esportivos. O emprego da tecnologia do aditivo com menta permite o aumento do conforto dos sapatos, podendo ser aplicada no forro do calçado, ou até mesmo nas palmilhas, sejam elas obtidas pelo processo de injeção ou dublagem.

Afinal de contas, como acontece a aplicação dos encapsulados de menta?

Produtos com nanotecnologia estão presentes em diversas aplicações diárias. Dentre as maiores vantagens de atuar com aditivos em tal escala, está o fato de uma pequena quantidade do ativo ser capaz de alcançar uma máxima eficiência, devido à sua elevada reatividade. Outra grande vantagem está na distribuição uniforme do aditivo sobre uma grande superfície, possibilitada pela nanotecnologia. Isso evita a formação de “zonas inativas” ou “zonas mortas”, e mantém a qualidade sobre toda a superfície.

Como exemplos de nanotecnologia comumente encontrados na nossa vida, encontram-se: protetores solares, microprocessadores de celular e computadores, cremes dentais, remédios com ativos de liberação controlada, entre outros.

Apesar de algumas das aplicações da nanotecnologia apresentarem alta complexidade (como quando é utilizada em microprocessadores e em combustíveis de foguetes), a aplicação de nanoencapsulados de menta na indústria têxtil e de plásticos é mais simples do que se imagina.

Uma das premissas do time TNS, é que os nossos aditivos não alteram ou mesmo adicionam etapas no processo produtivo. Na indústria têxtil, é possível a incorporação dessa tecnologia diretamente no beneficiamento através de foulard, esgotamento ou aplicação em spray. No setor de transformação de plásticos não é diferente: A aplicação é possível em injetoras e extrusoras convencionais. Os equipamentos e processos dos nossos clientes são metodicamente analisados pelos nossos engenheiros, que por sua vez determinam a melhor maneira de se aplicar os aditivos. A ideia é mitigar possíveis problemas ou perdas de processo através de um acompanhamento técnico e de receitas customizadas.

Ficou interessado pelas nossas aplicações em sua indústria? A TNS conta com um portfólio de antimicrobianos e nanoencapsulados para os mais diversos setores. Além do ativo de menta, contamos com um portfólio de outras essências sob demanda. Caso queira saber um pouco mais sobre as oportunidades para o seu portfólio, entre em contato conosco!

aditivo care menta