Página inicial | Antimicrobianos no setor calçadista: tecnologias e inovações para o bem-estar na indústria têxtil calçadista

Antimicrobianos no setor calçadista: tecnologias e inovações para o bem-estar na indústria têxtil calçadista

O suor em si não tem cheiro, o mau odor é proveniente das bactérias que estão se proliferando em ambientes úmidos e quentes, como nas axilas e pés.

Agora imagine uma meia ou palmilha feita com tecido inteligente que inibe a proliferação dessas bactérias, você sabe qual o resultado disso? Se não há bactérias, não há mau odor!

Baixe nosso e-book: Fibras e Filamentos Antivirais e Antibacterianos

Nanotecnologia aplicada em calçados

Os tecidos estão presentes em inúmeros produtos que usamos no nosso dia a dia, desde roupas, móveis ou calçados.

Com a evolução da indústria, muitos produtos passaram a apresentar, além de somente tecidos, uma combinação de materiais de classes distintas.

Exemplo disso é o uso de tecidos e plásticos em calçados.

Certamente estes produtos não nos trazem apenas vantagens e conforto durante seu uso.

Todos sabemos que nossas roupas e calçados são fontes para a proliferação de microrganismos patogênicos.

Prova disso é o mau odor e dermatites causados por bactérias e fungos, que estes produtos alojam com o uso.

Com o desenvolvimento da nanotecnologia, hoje os aditivos antimicrobianos TNS Nano podem ser incorporados aos produtos do setor têxtil, gerando bem-estar, saúde e aumentando a segurança e autoestima dos consumidores.

Um mercado que até o momento era bastante limitado e exclusivamente abastecido por empresas do exterior, hoje conta com desenvolvimento e aplicação de nanotecnologia antimicrobiana nacional.

Com as vantagens de não possuir matérias-primas dolarizadas, os produtos da TNS Nano oferecem, além de ação contra inúmeros microrganismos e biofilmes, uma segurança econômica relacionada ao preço, abastecimento como fonte local e formulação customizada para cada cliente.

Leia mais em: Nanotecnologia em tecidos: conheça e entenda suas aplicabilidades

Como resolvemos problemas?

O caso aqui apresentado é relacionado à incorporação da propriedade antimicrobiana em calçados, aplicando diferentes aditivos TNS Nano nos materiais têxteis e plásticos presentes no produto final.

A TNS Nano conta atualmente com uma gama de produtos antimicrobianos em seu portfólio. Os produtos variam desde a sua forma de entrega (pó ou líquida), seus princípios ativos, além de base, aquosa ou alcoólica.

O primeiro material presente nos calçados a receber o aditivo TNS Nano neste desenvolvimento foi o tecido.

É sabido que os tecidos utilizados neste setor sofrem um tratamento na forma de banho para aplicação de amaciantes e corantes. Neste caso, um produto líquido fez mais sentido.

Cabe lembrar que a adição do produto TNS Nano nada afetam o processamento normal dos tecidos, ou seja, não há aumento de tempo e necessidade de mão-de-obra especializada.

Após o processamento de amostras de tecido com o aditivo TNS Nano, o cliente encaminha as mesmas para um laboratório especializado em testes antimicrobianos.

A TNS faz questão que as validações ocorram em um laboratório externo para que não haja dúvida sobre os resultados obtidos.

As amostras de tecido são submetidas a testes segundo a norma internacional AATCC 100 - 2004, que avalia a eficiência antimicrobiana contra dois microrganismos, sendo um gram positivo e outro gram negativo. 

Além dos tecidos, outro componente dos calçados que se mostra interessante no combate ao mau odor são as palmilhas.

Este artigo também é responsável pela proliferação de microrganismos, tanto bactérias, quanto fungos, principalmente os que causam o pé de atleta (Tricophyton).

Por serem produzidas em material plástico, outro produto TNS Nano tem se mostrado mais indicado para o tratamento antimicrobiano das palmilhas do cliente. Neste caso aditivo em pó.

Essas amostras dos nossos produtos também são compartilhadas com o cliente para aplicação teste. 

O produto TNS Nano em discussão são incorporados diretamente no processo de injeção das palmilhas, novamente não agregando novas etapas no processo produtivo comum do cliente.

As baixas quantidades necessárias do aditivo antimicrobiano para obter resultados satisfatórios, nada afetaram as características de cor, textura e propriedades mecânicas do produto.

Da mesma forma, amostras destas palmilhas foram encaminhadas a um laboratório externo. Amostras com aditivo TNS Nano foram comparadas com palmilhas comuns (sem aditivo) e os resultados, apresentados a seguir, novamente são os esperados.

Por se tratarem de amostras plásticas, a norma utilizada nestes testes foi a JIS Z 2801 oriunda do Japão e de renome mundial. Novamente os resultados superaram os 99% de eficiência antimicrobiana.

Após os resultados técnicos serem compartilhados, lotes semi-pilotos foram realizados com o cliente para avaliar o scale-up da solução desenvolvida. O resultado antimicrobiano permaneceu de forma que definições referentes ao abastecimento foram tomadas. A TNS possui uma política de fracionar os primeiros lotes de antimicrobianos para viabilizar a entrada deste novo benefício no portfólio do cliente.

Vale lembrar que a TNS possui um setor que auxilia o lançamento das campanhas de marketing de nossos clientes, desta maneira fornecemos diferentes materiais e se necessário treinamento para equipe de vendas do cliente referente aos principais benefícios da nanotecnologia antimicrobiana.

O abastecimento teve início sem a necessidade de assinatura contratual, ou seja, o cliente entra com os pedidos de antimicrobianos de acordo com a demanda de mercado.

Para se ter uma ideia do custo envolvido no desenvolvimento, para cada par de calçados tratados com aditivos antimicrobianos TNS, valores abaixo de 3 centavos foram onerados ao produto final do cliente.

Além disso, por ser uma empresa genuinamente nacional, o produto TNS não sofre variação com a instabilidade cambial, de forma que o cliente consegue realizar um planejamento mais assertivo frente ao atual cenário do país.

Após o desenvolvimento, o cliente lançou seu próprio slogan e logo com o benefício da nanotecnologia antimicrobiana. Com o apoio técnico da equipe TNS, o cliente passou a promover ainda mais sua própria marca, e não a marca de fornecedores de aditivos.

Assim se resume mais uma aplicação com sucesso de nossas soluções antimicrobianas.

Para entender como podemos ajudá-lo em sua demanda, entre em contato com um de nossos consultores.

Case de sucesso: TNS Nano e Dalila Têxtil: tecnologia antiviral que inovou o mercado têxtil

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
Na indústria têxtil, o equilíbrio entre moda e segurança é uma busc...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram