Página inicial | Bactérias do dia a dia: 5 fatos sobre a E. Coli

Bactérias do dia a dia: 5 fatos sobre a E. Coli

A Escherichia coli (E. coli) é uma bactéria comumente encontrada no trato gastrointestinal de mamíferos. A maioria de suas cepas é inofensiva. Milhares de pessoas são anualmente afetadas pelas cepas patogênicas da E. coli e geralmente apresentam sintomas como a diarreia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a E. coli é a responsável por mais da metade dos problemas gerados pelos alimentos contaminados, deixando 550 milhões de doentes e 230 mil mortos por ano.

Sobrevivência

As bactérias E. coli são chamadas de anaeróbicas facultativas. Isto se deve ao fato de sobreviverem tanto em meios aeróbicos, que têm oxigênio, e anaeróbicos, que não possuem oxigênio. No último caso,  utilizam-se da fermentação para a respiração celular.

Diversidade

A E. coli se mantém como uma das bactérias com a maior diversidade, tendo apenas 20% de seus genes comuns a todas as linhagens. Esta imensa variedade ocorre devido a processos naturais de mutação e duplicação de genes, e também ao surgimento das chamadas superbactérias, que se originam pelo uso incorreto de antibióticos e produtos bacteriostáticos.

Doenças

Algumas das bactérias E.coli são causadoras de infecções gástricas, urinárias e até de meningite em recém-nascidos, entre outras. Dentre os sintomas mais comuns destas infecções se destacam a diarreia, desidratação e vômito. Além disto, são também responsáveis por doenças no trato respiratório como a pneumonia.

Contaminação

A contaminação se dá em sua maior parte pela ingestão de comida crua ou contaminada, que é, em alguns casos, infectada via contaminação cruzada, ou seja, quando não há higiene adequada do local ou do manipulador do alimento e um alimento que estava inócuo é atingido. Esta contaminação pode ocorrer também de pessoa para pessoa, embora com menor incidência.

Prevenção

Existem várias formas de se prevenir contra a contaminação pela E. coli. Além da higiene pessoal, os meios mais eficazes de prevenção são o controle da higiene da área onde os alimentos são preparados e armazenados, além do correto acondicionamento em temperatura adequada para evitar o desenvolvimento de microrganismos.

A TNS atua diretamente no combate aos micro-organismos. Com aditivos antimicrobianos para o setor industrial, nossos produtos possibilitam que utensílios e ambientes do cotidiano fiquem livre de bactérias, impedindo assim a contaminação por bactérias como a E. coli. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais sobre nossas soluções para a sua indústria!

bactéria aditivo

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

Com certeza você já ouviu falar do termo “shelf life” em algum luga...
Rejuntes, pisos, porcelanatos e outras superfícies capazes de promo...
Cobre é o metal mais versátil da Terra, sendo utilizado nas mais di...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram