Página inicial | Benefícios antimicrobianos em Tintas

Benefícios antimicrobianos em Tintas

É comum entrarmos em ambientes cuja pintura apresenta manchas e pontos de bolor, que além de prejudicar a estética do local são um enorme problema para quem possui doenças respiratórias.

Dentre os gêneros de fungos que proliferam em paredes, o mais comum é o Aspergillus. A aspergilose, doença provocada por uma das diferentes espécies de Aspergillus, pode causar alergia que afeta pulmões, provoca micoses leves e até sistêmicas.

Além da presença de fungos (que conseguimos ver a olho nu), tintas também são susceptíveis a contaminação por bactérias e outros microrganismos. Por se tratar de um local que não é comumente limpo (nem lavado), facilita a contaminação cruzada e a formação de bactérias super-resistentes.

Dentro de nossas residências podemos nos deparar com tais doenças ou alergias supracitadas, mas as chances de ocorrência aumentam em ambientes como uma creche ou hospital (principalmente de uma sala de cirurgia ou em ambientes com presença de crianças), onde o risco de proliferação de fungos e bactérias são maiores devido à flora diferenciada destes locais. Para estes ambientes o controle de higiene e limpeza deve ser severo, a fim de minimizar os riscos de qualquer tipo de contaminação.

Uma forma ativa de mitigar tais problemas é a utilização de tintas antimicrobianas, cuja ação controla a criação e proliferação de fungos e bactérias em sua superfície. Na fabricação da tinta, agentes antimicrobianos são adicionados em sua formulação e permanecem estáveis quimicamente durante todo o “ciclo de vida” desta.

A TNS atua fortemente no mercado de tintas líquidas, com soluções para tintas a base de água ou base solvente. A tecnologia de nanopartículas de prata oferece como principais vantagens: a alta eficiência microbiológica (prata é um dos agentes antimicrobianos conhecidos de maior eficácia), a necessidade de utilizar pequenas quantidades de aditivo (vantagem da nanotecnologia) e a alta estabilidade química (duração do efeito antimicrobiano por mais tempo).

A compatibilização do insumo durante a produção das tintas é fácil, sem adicionar custos produtivos ou etapas no processo de fabricação industrial. De forma a mensurar a eficiência antimicrobiana da tinta aditivada com a matéria prima da TNS, são realizados testes em laboratórios certificados pelo Inmetro. São seguidas normas reconhecidas internacionalmente, como por exemplo, a JIS Z 2801, onde os resultados encontrados mostram eficiência na redução de mais de 99% das bactérias que entram em contato com a superfície da tinta.

Essas e outras vantagens fazem com muitas empresas optem pelas soluções TNS, agregando valor aos seus produtos e propiciando um diferencial de mercado frente aos concorrentes. Para conhecer essa e outras aplicações dos produtos TNS, viste nosso site.

antimicrobiano tinta

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

Com certeza você já ouviu falar do termo “shelf life” em algum luga...
Rejuntes, pisos, porcelanatos e outras superfícies capazes de promo...
Cobre é o metal mais versátil da Terra, sendo utilizado nas mais di...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram