Página inicial | Conheça as diferenças entre os Plásticos do dia a dia

Conheça as diferenças entre os Plásticos do dia a dia

Muito presente na vida cotidiana, o plástico é um material com grande adaptabilidade que compõe uma gama de produtos. Escovas, brinquedos, peças eletrônicas, utensílios de cozinha e outros objetos são feitos dele. Sua alta durabilidade, menor consumo de energia na produção e facilidade de processamento são fatores que o tornam extremamente prático para diversas utilizações.

Plásticos são polímeros cuja matéria-prima deriva do petróleo. E, apesar de muitas pesquisas serem conduzidas sobre diferentes rotas para se obter um polímero, o processo químico continua sendo o mais vantajoso economicamente e muitos dos materiais assim produzidos podem ser reciclados.

Dentro dessa gama de possibilidades, os plásticos podem ser subdivididos de acordo com a composição de sua cadeia de moléculas. Nos plásticos do dia a dia, podemos definir uma diferenciação baseada na extensão e estrutura dos polímeros. A numeração sob uma norma técnica brasileira subdivide os plásticos em seis diferentes tipos de materiais (PET, PEAD, PEBD, PVC, PP, PS), e ainda há uma sétima opção (outros), que é normalmente empregada para produtos plásticos fabricados com uma combinação de diversas resinas.

Eles se diferenciam principalmente pelo monômero (molécula química que se repetirá por toda a cadeia), pelo processo de fabricação (por laminação, injeção etc, o que definirá sua forma e flexibilidade) e características como resistência física, barreira a gases e à umidade. No caso de embalagens para alimentos esses atributos são importantes para, por exemplo, um refrigerante não perder seu gás e aroma. Abaixo temos uma breve explicação sobre cada tipo de plástico.

PET - Poli-tereftalato de etileno

É o mais conhecido de todos: é o plástico que compõe nossas garrafas de refrigerante e água. Ele é inquebrável e impermeável, além de transparente.

PEAD/PEBD - Polietileno de Alta e Baixa Densidade

São polímeros produzidos a partir da mesma molécula, porém em densidades diferentes, o que diferencia suas propriedades. O PEAD é usado para peças como tampas, potes e embalagens para óleos, e é rígido. O PEBD serve para fabricar sacolas, filmes, sacos de lixo etc. Ele é leve, transparente e flexível.

PVC - Policloreto de Vinila

Comum na produção de canos, esse polímero é resistente a altas temperaturas, o que o torna propício para ser usado em tubulações de água quente, mangueiras e variações dessa aplicação.

PP - Polipropileno

Um material  brilhante, rígido e também inquebrável, sendo muito aplicado para embalagens de alimentos.

PS - Poliestireno

Por seu um material barato e frágil é comumente utilizado na produção de produtos descartáveis ou transparentes, como copos plásticos.

Outros plásticos

Normalmente os materiais plásticos classificados como “Outros” não são recicláveis.

polímeros antimicrobianos

Como você pode perceber, existe uma grande variedade de plásticos disponíveis no mercado e, ainda que não nos demos conta, entramos em contato com a grande maioria deles diariamente. E, apesar de os componentes do polímeros não serem prejudiciais para a nossa saúde, eles podem carregar consigo bactérias e fungos que podem nos causar doenças e mal estar.

Nesse contexto, a incorporação de antimicrobianos em plásticos é uma solução para evitar a contaminação de alimentos contidos em potes, tornar brinquedos seguros, evitar a proliferação de microrganismos em superfícies e ainda evitar contaminações cruzadas.

A TNS desenvolve aditivos que combatem a proliferação de microrganismos e podem ser incluídos no processo produtivo facilmente. Conheça melhor os aditivos antimicrobianos TNS: entre em contato com nossa equipe!

Artigo redigido por Geórgia Aimée Bruel Müller

polímeros antimicrobiano

planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista
Admin TNS

Artigos Relacionados

Com certeza você já ouviu falar do termo “shelf life” em algum luga...
Rejuntes, pisos, porcelanatos e outras superfícies capazes de promo...
Cobre é o metal mais versátil da Terra, sendo utilizado nas mais di...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram