Página inicial | Contaminação em aeroportos: como prevenir?

Contaminação em aeroportos: como prevenir?

[TNS Nano] Contaminação em aeroportos

A contaminação por fungos, vírus ou bactérias pode ocorrer em diversos lugares e ocasiões.

Porém, os maiores riscos de contaminação estão em lugares públicos, devido à alta rotatividade de pessoas.

Neste post, daremos destaque aos aeroportos.

Baixe nosso e-book: Polímeros Antivirais e Antibacterianos

Contaminação cruzada

Costuma-se associar a contaminação por microorganismos, na maioria das vezes, a locais que oferecem maiores riscos, como, banheiros públicos ou hospitais, por exemplo.

Entretanto, além de os banheiros serem ambientes que requerem uma limpeza frequente, também são locais que já possuem diversos produtos aditivados com antimicrobianos.

O setor cerâmico e de polímeros, por exemplo, apostam cada vez mais nesse tipo de aditivo, tanto nos vasos sanitários, quanto em torneiras e nos seus assentos.

Nesse sentido, os locais que apresentam maiores riscos de contaminação em aeroportos são os que ocorrem o maior contato entre pessoas e objetos.

E, infelizmente, não são higienizados com tanta frequência, como: totens de check-in, balcões de atendimento, braços dos bancos na sala de embarque e, principalmente, nas bandejas de pertences na área de segurança.

Leia mais em: Bactericida vs. Bacteriostático

Busca por proteção em todos os ambientes

De fato, estamos vivenciando cada vez mais este tipo de receio por parte da população mundial, principalmente com a diminuição de pessoas presentes em aeroportos no decorrer do ano de 2020.

O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia, realizou um estudo* em aeroportos da região para identificar os níveis de contaminação existentes.

Foram realizados testes em horários movimentados que comprovaram a grande presença de bactérias em metade das bandejas plásticas usadas nos postos de segurança, em volume maior do que foi encontrado nos outros locais testados.

airport tray, bandeja aeroporto, bactérias, contaminação, antimicrobianosAção antimicrobiana nas bandejas de plástico.

*Estudo realizado antes da pandemia, por isso não se tem dados referente ao vírus.

Leia mais em: Contaminação dentro de aviões: você conhece os riscos?

Como evitar a contaminação cruzada?

O primeiro passo é ter o conhecimento de que o risco de contaminação está presente em todos os momentos e em todos os lugares.

É muito importante ter o cuidado e a atenção em todo o tipo de contato que ocorre em ambientes com grande circulação de pessoas.

Nada mais do que estamos aprendendo diariamente com a pandemia, ou seja, cuidado extra em todos os momentos, desde máscaras até álcool em nosso dia a dia.

Além da alta rotatividade, os aeroportos têm a finalidade de deslocamento dos seus usuários, o que se torna um agravante.

Tendo em vista que estes espaços recebem pessoas do mundo todo e que, portanto, carregam consigo microrganismos, como, vírus, fungos e bactérias para diversos destinos.

Outra precaução essencial é lavar as mãos sempre que possível, principalmente antes e após as refeições ou de levarmos as mãos ao nosso rosto.

Leia mais em: Antimicrobianos no meu processo: por que devo incorporar?

Cuidados extras

Outra alternativa é o álcool em gel, que tem boa aplicação para ocasiões onde não há uma torneira por perto.

O álcool também pode ser utilizado para higienizar alguns locais antes do uso, como, mesas e braços de poltronas, balcão de atendimento etc.

Porém, o efeito saneante irá depender da forma de aplicação do produto, o que pode resultar em uma baixa eficiência na proteção em alguns casos.

Sem falar que ele protegerá somente naquele exato momento, não oferecendo um efeito residual de proteção.

Portanto, para uma proteção eficiente, é necessário que a ação antibacteriana esteja incorporada na matriz dos produtos de interesse, seja um polímero, um têxtil ou até uma tinta.

Por exemplo, na resina que é utilizada para a produção das bandejas em que são colocados os pertences ou até nas poltronas do avião onde ficaremos expostos por horas.

contaminação cruzada aeroporto

Dessa forma, mesmo em momentos em que não há tempo para higienizar o local, o contato com produtos com característica antimicrobiana auxiliará na prevenção da contaminação cruzada aos usuários.

Além da praticidade, esse tipo de produto também oferece economia, pois reduz os custos de limpeza, visto que não há necessidade de investir na higienização constante do local.

Para obter essa característica nos materiais, é necessário usar aditivos antimicrobianos na composição dos produtos, na etapa de fabricação.

Os quais evitam a contaminação por todo volume do material, tornando o produto final mais seguro para os usuários.

Leia mais em: Conheça os 5 benefícios de se aplicar os aditivos antimicrobianos em seu produto.

Tecnologia TNS Nano

A TNS Nano possui uma grande variedade de aditivos antimicrobianos que podem ser adicionados em diversos tipos de produtos e segmentos, como é o caso dos polímeros.

Com intuito de fornecer segurança à toda cadeia, os aditivos TNS atendem as mais renomadas normas de atividade frente aos microrganismos, sejam vírus, bactérias ou fungos.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas!

Baixe nosso e-book: Aditivos com ação antiviral e antibacteriana

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Escrito por: Paula Silveira

Referências: Revista Galileu, Época Negócios e Viajando Direito.

contaminação cruzada em aeroportos

 

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
Na indústria têxtil, o equilíbrio entre moda e segurança é uma busc...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram