Página inicial | O que é shelf life? Vantagens da nanotecnologia na indústria de alimentos

O que é shelf life? Vantagens da nanotecnologia na indústria de alimentos

Com certeza você já ouviu falar do termo “shelf life” em algum lugar. Mas você sabe o que isso significa e qual sua importância para a indústria de alimentos?

O termo vem do inglês e significa “tempo de prateleira”, também popularmente conhecido como  “prazo de validade”, que é o tempo que um alimento permanece fresco e próprio para consumo.

Neste blog post trataremos sobre as principais vantagens da nanotecnologia e como ela pode aumentar o shelf life dos produtos, auxiliando principalmente na cadeia de logística e garantindo um produto de alta qualidade para o consumidor.

Introdução

Ao manusear alimentos perecíveis, é vital garantir que os clientes possam usar produtos em boas condições e que não estejam contaminados.

Essa é a origem do conceito de shelf life, que se refere ao prazo de validade dos alimentos.

O shelf life do produto começa na data de fabricação e depende de muitos fatores, como os ingredientes utilizados, seu processo de produção, higiene e condições de armazenamento, mas um dos fatores mais importantes é o tipo de embalagem utilizada.

A escolha da embalagem certa para cada produto é essencial para prolongar a vida útil do produto, manter a qualidade, facilitar a identificação e poder distribuí-lo em locais mais distantes.

Leia mais em: Nanopartículas em frutos: Conheça os benefícios

Onde aplicamos a nanotecnologia na indústria de alimentos?

Já tem uns anos que as áreas da ciência e tecnologia têm se destacado por proporcionar avanços significativos no setor de alimentos.

A nanotecnologia é um conjunto de técnicas usadas para manipular a matéria até os limites do átomo.

Não é à toa que o potencial de aplicação da nanotecnologia venham se destacando em toda a cadeia produtiva de alimentos.

Dentre elas podemos destacar:

  •   Agricultura: com aditivos à base de íons de cobre que auxiliam no desenvolvimento das plantas, além de reduzir perdas e aumentar a produtividade.
  •   Processamento: através do encapsulamento de nutracêuticos com alta estabilidade e biodisponibilidade devido a sistemas de liberação controlada.
  •   Embalagem: vai desde de aplicação de aditivos antimicrobianos incorporados em plásticos, até sensores para a detecção de microrganismos patogênicos.

Baixe o E-book: O que é Nanotecnologia

O que são embalagens inteligentes?

A principal característica das embalagens inteligentes é a presença de tecnologias capazes de identificar se o produto ou ambiente estão em boas condições para consumo.

O uso de nanopartículas produz  efeitos surpreendentes que vão desde um revelador de substâncias nocivas até a atividade microbiana.

Não é muito agradável ter a surpresa de comprar um alimento dentro da validade, porém estragado.

Quantas vezes abrimos um leite que estava coalhado?

Pensando nisso, estudos foram feitos para incorporar nanosensores capazes de monitorar a qualidade do alimento, revelando alteração de cor na presença de substâncias indesejadas.

Baixe o E-book: Nanotecnologia e suas aplicações

Como a TNS Nano aumenta o shelf life?

As nano e micro partículas metálicas são incorporadas nos polímeros proporcionando atividade antimicrobiana à embalagem, tornando-a ativa.

Os recipientes de armazenamento de alimentos com aditivos incorporados no plástico, apresentam vantagens claras, como a eliminação de bactérias, reduzindo a incidência de microrganismos nocivos à saúde humana.

Dessa forma, os alimentos permanecem protegidos por mais tempo, aumentando sua vida de prateleira e reduzindo a contaminação por microrganismos.

Os testes realizados em embalagens plásticas de leite pasteurizado com aditivo TNS Nano mostraram aumento de shelf life em até 15 dias.

Além disso, após 60 segundos apresentou ação antiviral de 99,9%.

Como funciona a ação antimicrobiana?

Quando o microrganismo entra em contato com as superfícies protegidas pelo aditivo da TNS Nano, o seu desenvolvimento e replicação é rapidamente inibido, eliminando a carga viral.

Isso acontece porque o aditivo age de maneira a romper seu envelope lipídico, quando presente.

Além disso, a replicação do seu DNA/RNA é inibida, reduzindo na maioria dos casos 99,9% de carga viral das superfícies.

Baixe nosso ebook: Como prevenir a contaminação cruzada e promover segurança na indústria de alimentos?

Por que usar embalagens com aditivos antimicrobianos da TNS Nano?

Embalagens com proteção antimicrobiana combatem a proliferação de microrganismos patogênicos, e consequentemente aumentando o tempo de prateleira (shelf life) do produto e reduz a contaminação cruzada por contato.

Além disso, osaditivos da TNS Nano, mesmo aplicado em baixas concentrações, apresenta alta eficácia na eliminação de microrganismos patogénicos, podendo ser utilizados tanto em sua forma líquida ou pó.

Nossos aditivos são compatíveis com todas as resinas, sem alterar propriedades mecânicas ou necessitando adaptação nos processos de transformação.

Leia mais em: TNS é eleita a Startup número #1 no segmento CleanTechs

A embalagem aditivada pode interagir com o produto embalado?

No processo de incorporação do aditivo as nanopartículas permanecem fixas no substrato, e não migram para o produto.

Além disso, a tecnologia ajuda a preservar as características naturais do produto e prolonga seu tempo de prateleira.

Leia mais em: Por que as frutas apodrecem?

Quais as vantagens para a indústria de alimentos?

Para a indústria de alimentos como um todo, a nanotecnologia representa um ganho de produtividade.

Pode-se reduzir a contaminação da matéria-prima por microrganismos, além de oferecer uma série de outros benefícios que se revelam de diferentes maneiras, já discutidas anteriormente.

As vantagens são inúmeras e dentre elas podemos destacar:

  • evita a contaminação cruzada
  • otimiza operações de armazenamento e logística
  • aumento do shelf life
  • diminui a perda de alimentos e reduz custos
  • garante a qualidade para o consumidor
  • agrega tecnologia de ponta

Leia mais: 3 dicas para não errar na escolha do seu fornecedor de aditivos antimicrobianos

Como contribuímos para evitar o desperdício de alimentos?

Como é de conhecimento geral, o desperdício também tem a ver com a deterioração dos produtos por microrganismos, sejam fungos, mofos, bactérias etc.

Na indústria de alimentos reduzir os riscos de contaminação cruzada, que podem ocorrer através do manuseio do produto, em máquinas, aventais e outros locais é imprescindível.

Plásticos - ou outros materiais de embalagem como papel - com aditivo antimicrobiano podem aumentar o tempo de prateleira dos produtos, que poderão ser consumidos por um maior período, ou seja, ganha-se um tempo a mais para consumi-lo ao invés de descartá-lo.

Leia mais em: Nanopartículas em frutos: Conheça os benefícios

A utilização de nanotecnologia para embalagens é certificada por órgãos reguladores?

Os órgãos reguladores especificam os limites máximos de dosagem e de migração de compostos, como o aditivo contendo íons de prata ou cobre no produto.

Em nossa formulação, a dosagem dos aditivos está dentro dos limites permitidos e em total concordância junto às regulamentações da Anvisa e FDA.

As validações de ação virucida e bactericida são feitas de acordo com as normas ISO 21702 e JIS Z 2801, respectivamente.

Leia mais em: Revolução sustentável através da nanotecnologia

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram