Página inicial | O que há de novo nos antimicrobianos?

O que há de novo nos antimicrobianos?

Que o valor da prata é inferior ao ouro quando comparados na grande escala nós já sabemos. Porém a prata supera o ouro quando se trata de de combater infecções.

Em uma situação de emergência, a prata coloidal não só é mais valiosa do que um estoque de ouro, mas também mais poderosa do que o método padrão do ouro para sistemas de tratamento médico - antibióticos.

Onde os antibióticos falham, a prata coloidal se destaca?

Antibióticos atacam os micróbios bons e maus no intestino, esgotando o sistema imunitário. O método de ação do tratamento por antibióticos pode facilmente ser ineficiente contra super-bactérias, que estão evoluindo para sobreviver.

Na verdade, o uso de antibióticos e a prescrição descuidada deles causaram o aparecimento de bactérias resistentes aos antibióticos - um problema comum em hospitais hoje.

A prata coloidal, por outro lado, serve como um anti-séptico natural contra "várias centenas de organismos patogênicos", segundo Alexander G. Schauss, PhD, da Universidade Johns Hopkins.

Antes da invenção dos antibióticos, anterior a 1938, a prata coloidal foi um agente contra infecções, usado por muitos médicos. Hoje, as pessoas estão voltando para a solução de prata para tratar espécies de bactérias em evolução.

Nanopartículas de prata para infecções fúngicas?

Atualmente, os médicos estão colocando soluções de nanopartículas de prata em teste, para ver quão bem elas agem contra infecções bucais causadas por fungos. Infecções causadas por Candida albicans e Candida glabrata se desenvolvem na boca dos usuários de prótese, causando aftas e estomatites dentais (uma infecção dolorosa que alcança cerca de 70% dos usuários de prótese).

Nestas infecções existem microorganismos com rápida formação de biofilmes, onde os antibióticos não contribuem para diminuir o crescimento de fungos, podendo até contribuir com eles.

A Professora Mariana Henriques e seus colegas da Universidade do Minho testaram vários tamanhos de nanopartículas de prata para analisar a sua eficácia no tratamento destas infecções bucais. Eles também aperfeiçoaram o potencial de prevenção das nanopartículas. O estudo foi publicado na Society for Microbiology Letters jornal, em Microbiologia Aplicada.

Nos testes, Henriques e seus colegas criaram em laboratório vários ambientes controlados que se assemelhavam à saliva. Em seguida, colocaram biofilmes artificiais na saliva, observando o crescimento de infecções fúngicas. Diferentes tamanhos de nanopartículas de prata foram adicionados em diferentes ambientes infectados pelos fungos.

Rapidamente descobriram que o tamanho não importa, sendo que as nanopartículas de prata foram eficazes para matar as leveduras em todas as circunstâncias! A pesquisa definiu claramente as propriedades antifúngicas de prata e mostrou que a variação de tamanhos de nanopartículas pode ser utilizada em aplicações múltiplas.

As nanopartículas de prata podem ser usadas em novos medicamentos e em hospitais para o cuidado preventivo de doenças. A prata pode ser adicionada a lavagens bucal para ajudar a usuários de próteses a impedir o crescimento de biofilmes. A professora Henriques acredita que as nanopartículas de prata podem ser incorporadas até mesmo em dentaduras, criando um escudo contra o crescimento de fungos e de bactérias na boca.

A professora Henriques está animada com o futuro das nanopartículas de prata, e comentou: "Com o surgimento de infecções por Candida, que são frequentemente resistentes às terapias antifúngicas tradicionais, há uma crescente necessidade de abordagens alternativas. Assim, as nanopartículas de prata parecem ser uma nova estratégia potencial para combater estas infecções. À medida que as nanopartículas se tornem relativamente estáveis em meio líquido, pode ser desenvolvida numa solução para bochechos no futuro próximo ".

Saiba mais/fonte: NaturalNews

antimicrobiano

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

Com certeza você já ouviu falar do termo “shelf life” em algum luga...
Rejuntes, pisos, porcelanatos e outras superfícies capazes de promo...
Cobre é o metal mais versátil da Terra, sendo utilizado nas mais di...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram