Página inicial | Protegendo os plásticos do seu cotidiano: conheça o Masterbatch

Protegendo os plásticos do seu cotidiano: conheça o Masterbatch

Muitos dos objetos que hoje conhecemos são feitos de plástico.

Equipamentos, utensílios, peças de carro, dispositivos eletrônicos, objetos do nosso dia a dia, são apenas alguns exemplos de onde os polímeros podem ser encontrados, exibindo uma extensa gama de formas, características e cores.

Dentre a enorme variedade de polímeros existente, podemos citar alguns dos mais comuns, como o polipropileno (PP), polietileno (PE), PVC e PET.

Cada uma dessas resinas contém características específicas e coloração intrínseca, que geralmente é branca ou transparente.  

Para termos toda a variedade de cores que encontramos atualmente nos plásticos, é necessária a adição de corantes, geralmente em pó, em dosagens determinadas.

Uma vez que grande parte das máquinas de processamento plástico não permite fazer uma mistura homogênea entre uma resina (grânulos sólidos) e um aditivo em pó, surge a necessidade de incorporar previamente este aditivo em grânulos – e neste contexto surge o masterbatch.

Masterbatch é um aditivo sólido (ou líquido em alguns casos) utilizado para colorir plásticos ou incorporar outras propriedades à resina desejada.

Trata-se de uma mistura concentrada de pigmentos e/ou aditivos encapsulados durante o processamento térmico da resina, seguida de resfriamento e corte em grânulos.

Salvo casos especiais, é comum utilizar masterbatches (MB) em concentrações que variam de 1% a 5% de todo o peso da peça processada.

Nesta pequena quantidade de MB está concentrada a porcentagem correta de pigmento que toda a peça irá precisar.

Seguindo a mesma lógica, é possível incorporar outros aditivos e funcionalidades, como antioxidante, retardante à chama, protetor UV, branqueador ótico e aditivo antimicrobiano.

Ciente desta necessidade e do enorme mercado consumidor de masterbatch, a TNS Nano desenvolveu um aditivo antimicrobiano (focado na promoção de saúde e bem-estar pela eliminação de microrganismos) capaz de ser incorporado em resinas na forma de MB, possibilitando a aditivação de qualquer peça de plástico.

Mas qual a vantagem de ter um plástico com características antimicrobianas?

A lista de benefícios é grande, onde a cada aplicação os benefícios são diferenciados.

Imagine ter um tupperware que prolongue a validade do alimento armazenado nele.

E um detalhe, o princípio ativo não migra do tupperware para o alimento, mas sim promove um ambiente com maior controle de microrganismos.

Imagine também se o brinquedo de plástico que o seu filho coloca constantemente na boca tivesse um número muito reduzido de bactérias e fungos, evitando contaminações cruzadas e, por conseqüência, doenças.

Agora por essa ninguém esperava: como seria se eliminássemos o mau odor do seu saco de lixo?

Isso mesmo, nosso masterbatch foi desenvolvido para combater todos os tipos de bactérias, inclusive as causadoras do mau odor proveniente da deteriorização de matéria orgânica presentes nos nossos sacos de lixo.

Prevenção de doenças, controle de odores, promoção de saúde e bem-estar, são apenas alguns dos benefícios que podem ser obtidos por masterbatches antimicrobianos.

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram