Políticas de privacidade e de cookies

Blog

Soluções antimicrobianas para espumas

[soluções antimicrobianas para espumas são um grande diferencial para os mais diversos setores, como: têxtil, calçadista, itens para casa e até automotivo].

Diariamente, indústrias produtoras de espumas enfrentam perdas em seus estoques de produtos acabados, devido aos ataques de fungos e bactérias mesmo dentro de seus depósitos.

Além disso, a contaminação em espumas por estes microrganismos também pode afetar a saúde humana, já que são os principais causadores de doenças respiratórias e também responsáveis pelo mau odor.

Contudo, é possível solucionar estes problemas – e também muitos outros! -, reduzindo a prevalência dos microrganismos patogênicos no nosso dia a dia.

Conseguimos essa redução através  do controle microbiológico que as tecnologias com ação antibacteriana, antiviral e antifúngica da TNS Nano proporcionam.

Baixe nosso E-book: Nanotecnologia e suas aplicações

Perspectivas do mercado de espumas

De acordo com os dados do relatório realizado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com o Iemi (Inteligência de Mercado), no ano de 2020 as exportações de móveis e colchões fecharam com um crescimento de 5,1% em volume em relação ao resultado acumulado de 2019.

Apesar do cenário ainda incerto, as perspectivas para 2021 são positivas para os setores de móveis e colchões, aliás, nunca utilizamos tanto nossos queridos móveis de casa.

Devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia, os hábitos de vida se modificaram e o espaço residencial ganhou mais atenção.

Em pouco tempo, a busca por móveis ergonômicos, produtos para reforma residencial e decoração cresceram exponencialmente.

Nesse cenário, o segmento de colchões despontou como item essencial para garantir mais conforto e boas noites de sono.

Leia mais: Antivirais TNS: Como utilizá-los em ambientes públicos para minimizar os efeitos da pandemia

Desafios e novas demandas

Diante do cenário apresentado, verificamos que existem diversas oportunidades e dificuldades no mercado de espumas.

Os problemas mais comuns são falhas nas propriedades físicas, como densidade e elasticidade.

Em situações mais críticas, podemos citar problemas na estrutura dos produtos pela dosagem das matérias-primas, como: encolhimento, rachaduras, crateras de superfície ou amarelamento.

Por sua vez, estes problemas podem ser solucionados com alguns ajustes na relação dos elementos básicos da fórmula ou através da adição de aditivos específicos.

E qual a nova demanda do mercado?

O consumidor está cada vez mais exigente com conforto e segurança, buscando cada vez mais produtos tecnológicos.

Por isso, as espumas antimicrobianas são um grande diferencial para os mais diversos setores, como o têxtil (forros), calçadista (cabedais cada vez mais técnicos), itens para casa (camas e móveis) e automotivo (com advento do mercado de compartilhamento, começamos a nos preocupar com o ambiente interno de carro, ônibus e trens.

Baixe nosso E-book: Espumas Antivirais e Antibacterianas

Espumas antimicrobianas

Espuma é um material com características-chave: leveza, baixo custo, resistência à rasgos e isolamento térmico e acústico.

Para algumas indústrias, problemas com fungos e bactérias são uma preocupação permanente.

O surgimento de fungos ou “mofo” acaba com propriedades de isolamento acústico e térmico das espumas.

Já pensou retomar suas visitas ao cinema e ao mesmo tempo promover a mesma experiência acústica do período pré pandemia?

Além disso, fungos são a principal fonte de nutrientes para outro grande problema característico do mercado de espumas: os ácaros.

Os ácaros são os grandes vilões das alergias respiratórias (rinite, sinusite, asma), e são encontrados com frequência dentro de casa, principalmente em colchões, travesseiros e almofadas.

Acabar com o acúmulo de partículas de sujeira das quais se alimentam os ácaros é uma das formas mais eficazes que existem para controlá-los.

Por exemplo, as bactérias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli, causadoras de doenças de pele e respiratórias.

Algumas espécies de bactérias e fungos possuem relação simbiótica com os ácaros, facilitando que sua população aumente.

Logo, o uso de aditivos antimicrobianos TNS pode ajudar a limitar o crescimento desses aracnídeos, grandes responsáveis pelo desenvolvimento de alergias respiratórias.

Leia mais: Espumas: Aplicações e Métodos de Produção

Estudo de caso

Estudos avaliaram os movimentos noturnos da cabeça de uma criança durante o sono, e constataram a liberação de bactérias do colchão com espuma contaminada com os microrganismos.

E como prevenir possíveis contaminações ou a exposição a riscos desnecessários?

A indústria de espumas, principalmente a de colchões, estofados e travesseiros, podem se prevenir e agregar aditivos antimicrobianos de alta eficiência em seus produtos.

Durante a fabricação de espumas flexíveis, pode ser feita a adição de aditivos antimicrobianos sem necessidade de alteração do processo produtivo.

Aditivos TNS são compatíveis com todos os tipos de espumas e matérias-primas, usualmente incorporados ao poliol durante o processo de fabricação das espumas.

Leia mais: Principais problemas da indústria de espumas e como resolvê-los

Mecanismo de ação

Uma das maiores causas do mau odor, principalmente em tecidos e espumas, são as bactérias.

Isso ocorre uma vez que elas começam a se proliferar rapidamente e a metabolizar o suor em subprodutos que, eventualmente, geram odor.

Logo, a forma mais eficaz de combater isso é a utilização dos aditivos antimicrobianos.

Onde as nanopartículas estabilizadas serão capazes de inibir o crescimento e a permanência de bactérias e vírus em superfícies com alta solidez e eficiência.

Espumas antimicrobianas

A TNS também trabalha com aditivos para diversas aplicações já validadas.

Baixe o E-book: Aditivos com ação antiviral e antibacteriana

Eficácia comprovada

As espumas antimicrobianas incorporadas com os aditivos da TNS Nano alcançaram excelentes resultados de inativação bacteriana.

Eliminando até 99,99% em 1h de tempo de contato com o microrganismo.

Espumas antimicrobianas

Leia mais: Afinal, como funcionam os antimicrobianos?

Case de sucesso com proteção imediata e permanente

Um dos nossos cases de sucesso foi o desenvolvimento de esponjas de cozinha com nanotecnologia, que eliminam 99,9% das bactérias presentes no material.

Lembrar que as mantas abrasivas são comumente utilizadas em conjunto com espumas para fabricação de esponjas de limpeza.

Pensando em proporcionar a funcionalidade e proteção ao produto por completo, as soluções TNS se enquadram nos mais rígidos processos produtivos para o setor.

 

esponjas de cozinha com nanotecnologia eliminam 99,9% das bactérias!

A TNS preza pela clareza nas informações, por isso seguimos um rigoroso padrão de segurança e qualidade.

Através de metodologias internacionais nossos clientes se enquadram em conformidade com as normas ISO 18184 e ATCC 100 e ASTM E 2149.

Leia mais: Marketing Antiviral: entenda como criar uma campanha assertiva

Nossos diferenciais

Nossos aditivos são compostos por nanopartículas, que têm grande eficácia contra vírus, bactérias e fungos.

Além disso, a escala nano faz com que as concentrações utilizadas sejam extremamente reduzidas para a obtenção de alta eficácia.

Outros diferenciais dos nossos aditivos para espumas antimicrobianas são:

Outro grande diferencial é a fácil aplicação, sem alterar o processo produtivo e as propriedades mecânicas do material.

Isso quer dizer: não há alteração na temperatura no processo de fabricação, nem na densidade e porosidade das espumas.

Leia mais: 5 benefícios de se aplicar os aditivos antimicrobianos em seu produto

Compromisso com a sustentabilidade

Os aditivos da TNS Nano são baseados nos princípios da Química Verde ou Química Sustentável.

Com finalidade de desenvolver metodologias que usem e gerem a menor quantidade possível de materiais tóxicos ou inflamáveis para o meio ambiente.

Para isso, a Química Verde é pautada em doze princípios, nos quais a indústria deve se basear e buscar atendê-los.

Além disso, estamos registrados na lista de ACPs do OEKO-TEX®, que comprova a segurança dos nossos ativos em questões ambientais e ecológicas.

Trazendo confiabilidade e isenção de substâncias nocivas para a saúde humana, reforçando nosso compromisso de inovar com segurança, transparência e sustentabilidade!

Leia mais: TNS Nano: Por que somos sustentáveis?

TNS NANO

A TNS Nano aposta sempre na inovação para apresentar as melhores soluções do mercado.

Investir na implementação dos nossos aditivos é investir em saúde, bem-estar e durabilidade dos produtos que utilizam as espumas como componente

Acreditamos que espumas antimicrobianas é uma forma de inovar, agregar valor e trazer inúmeros benefícios para a indústria e ao consumidor.

Soluções antimicrobianas para espumas

Ficou interessado em nossa solução? Entre em contato com nossos especialistas!

Se gostou do conteúdo, deixe o seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Espumas antimicrobianas