Página inicial | Vantagens da prata no combate a bactérias

Vantagens da prata no combate a bactérias

Por que prata? Por que antimicrobianos?

O ambiente em que vivemos está rodeado de bactérias, fungos e outros microrganismos que podem nos ser prejudiciais. É verdade que a maior quantidade deles não é maléfica para nossa saúde, inclusive fazendo parte da nossa flora microbiana. No entanto, algumas espécies nos causam doenças, desde uma simples diarréia até doenças como a tuberculose.

Uma vez já contraída a doença, a solução é ministrar antibióticos, que atacam especificamente a bactéria causadora do problema.  No entanto, existem meios de evitar a contaminação, agindo de forma preventiva e muito mais eficaz.

Além dos simples cuidados com a higiene, ter um ambiente com controle de tais microrganismos auxilia nesta questão. Já existem no mercado diversos objetos com propriedades antimicrobianas, sejam eles tecido, piso cerâmico ou uma maçaneta de porta. A tecnologia de antimicrobianos está cada vez mais presente em produtos que requerem tal funcionalidade, mantendo-se ativo durante todo o ciclo de vida do produto.

Existem diversos aditivos e princípios químicos utilizados no combate de microrganismos. Prata, zinco, cloratos, triclosan, formol, são apenas alguns exemplos. A escolha do melhor aditivo para o seu produto leva em conta a compatibilidade química, facilidade de aplicação, custo, benefícios e malefícios envolvidos. É uma tendência a utilização cada vez menor de formol, cloro e triclosan, por serem prejudiciais ao meio ambiente e a saúde de quem o opera.

Neste cenário, a prata e o zinco mantém-se como líderes do ranking, sendo altamente eficazes, atóxicos para o ser humano e para o meio ambiente, além de possuírem custo competitivo. A utilização deste nobre metal no combate a bactérias já é feita desde a antiguidade, quando utensílios de prata eram usados pela realeza.

Com o avanço da tecnologia foi possível desenvolver produtos a base de prata de maior eficácia, como as nanopartículas de prata da TNS, que utilizam as vantagens da nanotecnologia para potencializar a ação intrínseca da prata, fazendo com que pequenas quantidades de aditivo sejam responsáveis pelo beneficiamento de grandes volumes de produto.

Outra forte vantagem dos antimicrobianos TNS é o seu caráter não migrante, onde uma vez incorporada no substrato, a nanopartícula permanece estável e só libera o íon responsável pela aniquilação da bactéria quando existe o contato. Essa efetividade garante que não sejam formadas superbactérias (como ocorre com os antibióticos ou antimicrobianos migrantes), não tendo também a necessidade de se criar antimicrobianos cada vez mais fortes.

Líder no mercado nacional de antimicrobianos, a TNS tem em sua linha de produtos aditivos antimicrobianos a base de nanoprata, compatíveis com os produtos e tecnologias de nossos clientes.  

aditivo antibactericida

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
Na indústria têxtil, o equilíbrio entre moda e segurança é uma busc...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram