Página inicial | Espumas antimicrobianas com controle de odor para a indústria calçadista!

Espumas antimicrobianas com controle de odor para a indústria calçadista!

Espumas antimicrobianas com controle de odor para a indústria calçadista.
Espumas antimicrobianas com controle de odor para a indústria calçadista.

"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o tempo de vida útil do produto, gerando uma redução nos descartes de sapatos, ajudando o meio ambiente e agregando valor no produto". 

Agregando tecnologias ao setor calçadista

Conforto é fundamental quando se fala de calçados, mas além disso a sua higiene é ainda mais importante, pois além de  evitar odores indesejáveis, a ação de fungos e bactérias pode gerar grandes desconfortos aos pés.

Prepare-se para descobrir como combater a proliferação desses invasores inconvenientes.

No mercado calçadista, as perdas de produto em estoque por formação de fungos é muito comum e de grande prejuízo para as empresas.

Além disso, o mau odor gerado com o passar do uso dos sapatos acaba por reduzir sua vida útil, gerando um descarte antecipado dessas peças antes mesmo do seu desgaste completo.

Oferecer calçados que evitem essas ocorrências significa não apenas melhorar a qualidade dos seus produtos, mas também trazer um destaque nessa indústria que é altamente competitiva.

Imagine um aditivo que pode conferir segurança à saúde dos seus usuários, agregar valor ao seu produto final e ainda ter uma maior durabilidade, colaborando com um mundo mais sustentável.

 Vamos descobrir e explorar essas possibilidades juntos?

Leia mais em: Nanotecnologia: do invisível ao visível

Tópico 1: Espumas antimicrobianas para calçados

A indústria de espumas é muito versátil e pode estar presente em diversos setores da economia: têxtil (forros), calçadista (cabedais de calçados), itens para casa (esponjas de louça, camas e móveis) e automotivo.

Para esses setores, o aparecimento de fungos e bactérias é uma preocupação constante. A ação desses patógenos pode interferir na funcionalidade das espumas, além de trazer problemas de saúde para seus consumidores.  

Os aditivos antimicrobianos TNS inibem o crescimento de fungos e bactérias. Muitos desses microrganismos são fontes de proteínas e atuam de forma simbiótica com os ácaros (outro grande vilão da indústria de espumas e da saúde), favorecendo sua proliferação.

Leia mais: Soluções antimicrobianas para espumas.

A incorporação de aditivos antimicrobianos para as espumas calçadistas é uma solução eficiente e inovadora para evitar aqueles indesejáveis odores nos mais diversos tipos de sapatos. 

  • Como bactérias podem causar mau odor?
    Os odores desagradáveis são causados pela ação de bactérias que fazem a decomposição dos compostos orgânicos presentes no suor (que é inodoro). Essas bactérias são capazes de metabolizar esses compostos, produzindo subprodutos voláteis como amônia e compostos com enxofre que têm cheiro forte e desagradável. (Ref. Artigo)

A tecnologia TNS Nano pode ser facilmente incorporada no processo de produção das espumas, criando uma superfície ativa protetora, que atua rapidamente inibindo a proliferação dos microorganismos.

  • Os fungos e a saúde dos pés: Os fungos podem causar diversos malefícios à saúde dos pés, desde alergias cutâneas (coceiras), até os famosos pé de atleta, conhecidos popularmente como frieiras, que prejudicam não somente a saúde e estética da pele, mas como o bem-estar ao se utilizar um calçado.
  • Maior durabilidade e valor agregado ao produto: A formação de odores indesejáveis muitas vezes pode acabar com a vida útil do calçado, esses odores não reduzem mesmo com ação de agentes limpantes e diversas lavagens. Quem nunca teve que descartar um par de sapatos novos ou em bom estado, devido ao mau odor. Essas condições acabam desencadeando um consumo excessivo e prejudicando o meio ambiente.

Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o tempo de vida útil do produto, gerando uma redução nos descartes de sapatos, ajudando o meio ambiente e agregando valor no produto. 

Baixe nosso e-book: Neobent, aditivo para controle de odor em têxteis

Tópico 2: Como comprovamos a eficácia dos nossos produtos? Normas técnicas para efeito antiodor e antifúngico

Com a finalidade de garantir a eficiência e certificar a qualidade de nossos aditivos, realizamos os mais diversos testes, pautados em Normas Internacionais.

Nosso objetivo principal é sempre garantir a saúde e segurança, pois assim define-se a padronização na fabricação e nos ensaios de eficiência e qualidade desde a fabricação. 

As normas AATCC 100 e ASTM 2149 são muito utilizadas na TNS para validação de efeito antimicrobiano dos nossos aditivos aplicados nos mais diversos setores. 

Mas não apenas elas. Trazermos a seguir atualizações sobre as normas que podem certificar a eficácia da ação dos microorganismos nas espumas aditivadas:

Leia mais: 3 dicas para não errar na escolha do seu fornecedor de aditivos antimicrobianos

  • AATCC TM211-2021 Test Method for Reduction of Bacterial Odor on Antibacterial-Treated Textiles: Essa norma é muito recente, desenvolvida em 2021. Descreve sobre um método de teste para a redução de odor gerado por bactérias. Como falamos acima, as bactérias degradam compostos orgânicos presentes no suor e formam subprodutos responsáveis pelos odores indesejáveis. Um desses produtos é a amônia, e essa metodologia está baseada na detecção da amônia liberada no processo de decomposição das bactérias.
  • NBR 15275: Essa norma é voltada para avaliação antifúngica e antibacteriana de tecidos e outros produtos como as espumas. Esse teste avalia a formação e proliferação de fungos. Leia mais:  Antimicrobiano 2.0 validado na NBR15275

Traga mais conforto e higiene para seus calçados

Ao incorporar aditivos antimicrobianos TNS na espuma calçadista sua empresa está escolhendo inovação inteligente, que agrega funcionalidade e preocupação com o consumidor final. Os consumidores não querem apenas conforto, mas também garantia de saúde e durabilidade. As espumas antimicrobianas vão trazer inúmeros benefícios para seus usuários e para o planeta. Reduzir a geração de resíduos é fundamental e aumentar a vida útil de produtos é tecnologia e inovação.

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Bianca Demarchi
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram