A indústria têxtil é considerada uma das manufaturas mais antigas do planeta.
Pinturas antigas mostram que no Egito antigo já existiam teares têxteis, a partir de fios advindos da cultura de lã, algodão e linho, por exemplo.
Existem até indícios sobre a existência da tecelagem já no período paleolítico.
Desde então, unindo-se uma necessidade iminente com a evolução da moda, este setor vem crescendo e inovando cada vez mais.
Com a tecnologia da atualidade, é possível a criação dos chamados tecidos inteligentes, têxteis que desempenham novas funções além de apenas vestir.
Abaixo se encontram 10 fatos sobre tecnologias inteligentes já encontradas no mercado têxtil.
Baixe nosso e-book: Fibras e Filamentos Antivirais e Antibacterianos
Primeiramente, com uma preocupação cada vez maior com a saúde e bem-estar, a aplicação de aditivos hidrorepelentes na indústria têxtil já são destaque na fabricação de jalecos, tecidos hospitalares e sportwear.
Esse benefício, muito conhecido por sua atuação em tecidos à prova de água, também é capaz de repelir sangue.
Isso faz com que tecidos hidrorrepelentes sejam atrativos, ainda mais no meio da saúde, constantemente expostos aos fluidos de contaminados.
As novas tecnologias também vem para oferecer mais praticidade em nosso dia a dia.
Um exemplo claro é a tecnologia do anti amarrotamento na indústria têxtil.
Incorporada aos tecidos, os mesmos dispensam a necessidade de um ferro de passar, trazendo mais praticidade à vida moderna, e, por fim, mudando a rotina dos viajantes e não adeptos dos ferros diários.
Leia mais em: Pisos e laminados contaminados: como prevenir?
Na procura por calçados e roupas que prometem eliminar os maus odores, o mercado se prova cada vez mais exigente quando tratamos com o bem-estar.
Os consumidores ainda vão além, e tem buscado a proteção contra maus odores também para seus animais de estimação.
Aqui vemos claramente duas demandas específicas onde o mercado PET e o de bem-estar se unem em torno da tecnologia têxtil.
Assista nosso webinar: Desmistificando os tecidos com propriedades antivirais: Proteção, tecnologia e inovação
Saúde e segurança são prioridade em todos os momentos da vida, principalmente em ambientes de trabalho onde os riscos são eminentes.
Profissões com alta periculosidade, a exemplo de eletricistas ou bombeiros, requerem uma proteção extra.
Uma forma de aumentar essa proteção é a confecção de uniformes com aditivos anti-chamas, que inibem a propagação de fogo.
Leia mais em: A Indústria Têxtil pode sobreviver sem as novas tecnologias?
Não somente visando proteções aos trabalhadores, como também uma melhor qualidade de vida ao se vestir, alguns encapsulados já são sucesso no mercado atual.
As funcionalidades mais buscadas são a ação anti-inflamatória, a hidratação, e a sensação de frescor ou PCMs (phase change materials).
Quando aplicadas em calçados de segurança, tais ações afetam positivamente o rendimento do trabalho, pois tendem a gerar maior sensação de conforto e bem-estar aos usuários.
Leia mais em: Inovação na Indústria de Palmilhas e Calçados
Como um tema sempre presente principalmente em países tropicais, os mosquitos transmissores de vírus, por exemplo, o Zika, a Dengue e a Chikungunya são preocupações permanentes.
Em gestantes, o perigo redobra, pelo risco de originar a microcefalia nos bebês.
Ao identificar uma demanda por soluções práticas, algumas empresas de roupas para gestantes investiram na tecnologia de repelência a mosquitos.
Alguns dos princípios capazes de proporcionar tal proteção são a permetrina, a icaridina e a citronela, sendo a citronela, considerada um repelente natural.
Baixe nosso ebook: Normas antimicrobianas para têxteis: Como funcionam e como validá-las em seu produto
Mais do que nunca vimos a grande importância da indústria têxtil para com a sociedade.
A pandemia do novo coronavírus afetou inúmeros mercados, mas, as indústrias têxteis que conseguiram inovar com rapidez e lançaram tecidos e malhas antivirais, conseguiram dar a volta por cima e sobreviver à pandemia.
Aplicações em:
Já são realidade com tecnologias antivirais TNS Nano.
Leia mais em: 5 benefícios de se aplicar os aditivos antimicrobianos em seu produto
Já é comum nos depararmos com roupas de cama e máscaras com a capacidade de eliminar as bactérias causadoras da acne, e o modo de atuação é simples: o contato da pele com o tecido.
Essa tecnologia inovadora foi lançada, pois a grande recorrência da acne em jovens e pessoas que começaram a utilizar máscaras de proteção, além da crescente procura por soluções mais simples para esse problema.
Chegando a fatores de proteção superiores a FPU 50, esses tecidos protegem a pele da ação dos raios UVA e UVB.
Tal proteção se estende contra os malefícios de tal exposição, por exemplo, queimaduras, manchas e até câncer de pele.
Uma empresa especializada em moda eletrônica lançou a Hug Shirt, uma camiseta capaz de enviar abraços à distância.
A camiseta possui sensores embutidos que, quando acionados, promovem uma sensação similar a um abraço no utilizador.
Muitas dessas inovações só foram possíveis através da nanotecnologia, principalmente pela necessidade dos produtos têxteis em manter sua flexibilidade, mesmo ao incorporar diferentes funcionalidades.
A escala nano permite uma maior interação das partículas com o tecido, o que promove, por fim, uma melhor ancoragem e solidez dos aditivos na malha.
A TNS Nano também oferece inovação no setor têxtil, com foco em nanopartículas com função antimicrobiana e nano encapsulados.
Somos referência mundial em nanotecnologia e inovação. Descubra como nossos aditivos podem elevar o padrão de suas operações e garantir resultados de alta performance aos seus produtos.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre como a TNS Nano pode fazer a diferença para você!