Página inicial | O zinco como antimicrobiano

O zinco como antimicrobiano

Diversos metais apresentam atividade antimicrobiana, com destaque para a prata, que na forma de nanopartículas é extremamente eficiente em aniquilar diversos microrganismos patogênicos. Entretanto, não só de nanopartículas vivem os antimicrobianos – o zinco, metal que pode formar diversos compostos, é um material que pode aparecer em partículas na escala nano (menos de 100 nanômetros ou 0.0001 milímetros) ou micro (menos de 100 milímetros), apresentando alta eficiência na eliminação de microrganismos em ambos os casos.

O zinco já faz parte de diversos compostos utilizados como aditivo em diversos produtos da indústria: borrachas, plásticos, cerâmicos, vidro, cimento, lubrificantes, entre vários outros. É, inclusive, utilizado na indústria alimentícia como fonte de nutrientes, uma vez que é um nutriente essencial para a alimentação humana. O zinco é extensamente utilizado na área médica, desde protetores solares até cremes dermatológicos como pomadas para assaduras de bebês, uma vez que geralmente não são tóxicos e não irritam a pele humana.

 

Imagem meio texto 29.12

 

Como vemos, compostos de zinco são materiais já consagrados na indústria em geral e compatíveis com o corpo humano. Nesse contexto, é de grande interesse utilizar zinco como princípio ativo para aditivos antimicrobianos em diversas aplicações, como plásticos, têxteis e cerâmicos.

Além da saúde da população, que é beneficiada pela utilização do antimicrobianos na prevenção de transmissão de doenças, a indústria em geral também vê vantagens na utilização do zinco. O processamento de diversos materiais muitas vezes sofre condições extremas de temperatura e pressão, sob as quais compostos de zinco geralmente permanecem estáveis. Além disso, embalagens e produtos protegidos por antimicrobianos em geral aumentam a vida de prateleira e/ou a validade desses produtos, melhorando a produtividade e a competitividade de bens vendidos com essa proteção.

A TNS desenvolve compostos particulados com zinco, bem como produtos com princípio ativo de zinco e nanopartículas de prata. Com base na sua necessidade, nossa equipe estuda o seu processo e propõe uma formulação e método de aplicação ideal para o seu caso.

zinco antimcirobiano

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram