Página inicial | Nanotecnologia na Indústria de Cosméticos

Nanotecnologia na Indústria de Cosméticos

A nanotecnologia é a ciência que permite a cientistas, químicos e engenheiros a manipulação de átomos e moléculas na busca por novos produtos e processos. Por ser multidisciplinar, usa técnicas da física, química, biologia, engenharia de materiais, entre outras. Com o domínio e desenvolvimento da nanotecnologia, muitos produtos vêm sendo modificados e melhorados.

Um grande setor produtivo que obteve um excelente desenvolvimento com o auxílio da nanotecnologia é o setor de cosméticos. A nanotecnologia pode ser considerada uma verdadeira ferramenta de revolução para a indústria da beleza.

A principal vantagem da nanotecnologia quando aplicada em cosméticos é a sua alta eficiência. Isso se dá pelo fato de que materiais, quando na escala nanométrica, apresentam alta área superficial e consequentemente um efeito potencializado. Em muitos casos, a nanotecnologia é inserida nos cosméticos na forma de nanopartículas, que conseguem penetrar com mais profundidade na pele (figura abaixo), pois ultrapassam mais camadas epiteliais, potencializando efeitos hidrantes, anti-idade e de proteção, por exemplo. Shampoos, sombras, cremes antienvelhecimento, protetores solares e esmaltes são exemplos de produtos que estão nas prateleiras e são intitulados como cosméticos nanotecnológicos.

tns1

Fonte: http://maquel.com.br/blog/2014/02/06/nanotecnologia-e-o-aumento-de-eficacia-em-cosmeticos/

Uma forma bastante interessante de aplicar a nanotecnologia em cosméticos é o uso de materiais nanoencapsulados. Produtos como óleos essenciais, princípios ativos ou compostos comumente usados na fabricação de cosméticos são processados de forma a se manterem estáveis como gotículas de tamanho menor ou igual a 100 nm (nanômetros). Materiais com tamanho acima de 100 nm já não se enquadram como produtos nanotecnológicos, e já são considerados micromateriais.

O uso da nanotecnologia neste setor começou a ser introduzido já faz alguns anos. No período entre 1994 e 2005, a L'Oreal, empresa francesa, foi classificada como a quinta empresa no mundo com  maior número de patentes relacionadas à nanotecnologia. Outras grandes empresas já utilizam a técnica de nanoencapsulamento em seus produtos, como Lancôme e Givenchy. No Brasil não é diferente: a empresa O Boticário, por exemplo, apresenta uma linha de tratamento antienvelhecimento composta por diferentes produtos utilizando a nanotecnologia.

Além dos cosméticos tradicionais, uma nova linha de produtos vem sendo desenvolvida com base na nanotecnologia. A TNS Nanotecnologia, por exemplo, desenvolveu um aditivo antimicrobiano que combate as bactérias causadoras da ACNE (espinhas). Este aditivo é facilmente incorporado em tecidos e age pelo contato com a pele. Exemplos de aplicação deste aditivo são fronhas de travesseiros, almofadas, toalhas de rosto entre outros. Estes tecidos tratados com nanotecnologia podem ser chamados de “tecidos cosméticos”.

Com essa tecnologia avançada e que está em desenvolvimento constante, os cosméticos serão cada vez mais eficazes e seguros. Hoje grandes empresas investem milhões em novos produtos e projetos, e na mesma linha, a regulamentação para o uso seguro e eficiente da nanotecnologia esta sendo aprimorada para que cada vez mais possamos fazer uso desta ciência.

A TNS Nanotecnologia tem a expertise para aplicação de nanopartículas em produtos de vários setores para conferir a propriedade antimicrobiana. Quer saber mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas.

nanotecnologia em cosméticos

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram