Página inicial | 3 locais contaminados do seu carro e como combatê-los

3 locais contaminados do seu carro e como combatê-los

Imagine a cena: o feriado está chegando e você decide sair para viajar com sua família. Verifica os pneus, água, até mesmo o óleo no motor. Parou por aí? Pois saiba que, além destes itens, seu carro oferece outros riscos, estes invisíveis e silenciosos.

Em um estudo realizado em 2015 na cidade de São Paulo, um automóvel da frota de serviços de uma grande empresa daquela cidade foi analisado, este carro era utilizado no transporte de funcionários ao longo do dia. Os resultados foram chocantes: foram identificados mais de 700 tipos de bactérias em 11 pontos diferentes, desde os pedais até a chave do carro, passando pelo volante.

Basicamente todos os pontos em que os passageiros tinham contato direto estavam repletos de microrganismos, muitos deles patogênicos, oferecendo riscos a saúde dos passageiros. Bactérias como Staphylococcus (causadora de  foliculite e infecções urinárias), Pseudomonas (meningite) e Salmonella (febre e problemas no sistema gástrico).

 Os maiores vilões dentro do automóvel são:

Maçanetas

A maçaneta é o primeiro ponto de contato dos usuários deste meio de transporte. Na pesquisa realizada, foram identificados cerca de 6.500 sequências de DNA de bactérias neste local. Para combater esta ameaça, o ideal é manter as mãos sempre higienizadas, uma vez que estas “carregam“ os microrganismos patogênicos para o ambiente interno do carro.  A higienização do carro deve ser redobrada nestas áreas. Utilize sempre desinfetantes apropriados para limpeza do carro.

Bancos

Nosso corpo está constantemente se livrando de células mortas da nossa pele. Os estofados, por consequência, tornam-se o local de maior acúmulo dessa matéria orgânica, que serve de alimento para bactérias e fungos. De modo a combater isso, é recomendado passar o aspirador semanalmente. Faça isso desde a parte central do banco para fora, insistindo no lugar onde se une o encosto com o assento, já que nesta área a sujeira tende a se acumular. Isso evitará que estes microrganismos tenham matéria orgânica disponível para se proliferarem. Além disso, recomenda-se higienizar os assentos com uma esponja levemente umedecida, tirando assim sujeiras mais difíceis.

Ar condicionado

Filtros de ar-condicionado para carros são pouco verificados no dia-a-dia, mas representam um risco muito sério para a saúde. A bactéria Legionella, causadora de um terço dos casos de pneumonia graves no mundo, aloja-se com muita facilidade nestes locais. Conforme o ar-condicionado é utilizado, microrganismos são impulsionados pela corrente de ar e são aspirados pelos usuários do carro. Outras inflamações, como rinite e sinusite, também são tradicionalmente acarretadas por aparelhos de ar condicionado sem cuidados.

Para combater este problema, recomenda-se que a manutenção seja feita de acordo com o que recomenda cada fabricante. Além disso, esse procedimento deve ser feito em concessionárias ou em oficinas especializadas. Nunca utilize estes produtos além de sua vida útil.

Além dos cuidados citados, a TNS oferece proteção antimicrobiana já na estrutura do produto, oferecendo uma barreira constante contra fungos e bactérias. Tecidos, tintas e plásticos protegidos com aditivos TNS promovem saúde e bem-estar aos usuários destes automóveis.

Quer saber mais sobre aplicações de antimicrobianos? Consulte nosso time de consultores!

antimicrobiano aditivo

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram