Página inicial | 5 tecidos do dia a dia que nos deixam doente e não sabíamos

5 tecidos do dia a dia que nos deixam doente e não sabíamos

Mofo, mau odor e amarelamento são grandes vilões de diversos tecidos que utilizamos em nosso cotidiano. Saiba como um só produto pode resolver esses três problemas (e muitos outros).

No universo de produtos antimicrobianos, os tecidos representam grande parte dos materiais tratados com este benefício.

Quando falamos destes aditivos, nos referimos ao controle da proliferação de fungos e bactérias e, com isso, todos os problemas causados por esses microrganismos.

Dentre os principais tecidos cuja aplicação do antimicrobiano faz sentido, temos:

Roupas casuais

Camisas sociais, calças, casacos, ternos. Por melhor que seja o cuidado com o nosso guarda-roupa, dificilmente conseguimos evitar que uma peça amarele ou embolore, principalmente nas roupas que ficam guardadas por bastante tempo, sejam roupas de frio ou camisas pouco utilizadas.

Para não perder tais peças, além do cuidado na conservação, podemos optar por utilizar tecidos que contenham o tratamento antimicrobiano, evitando assim a proliferação de bactérias e fungos - principal causador do bolor.

Neste ponto, a TNS Nano está preparada para resolver este problema.

Roupas esportivas

O uso de tecidos antimicrobianos na fabricação de roupas esportivas é muito comum, já que são materiais que passam por condições extremas de uso, como excesso de suor, sujeira e ciclos de lavagem acima das roupas de uso cotidiano. As bactérias e fungos contidos em nosso suor se desenvolvem rapidamente, criando colônias que por sua vez formarão o biofilme.

Mas por que os biofilmes são um problema para os tecidos?

Aquele odor desagradável de suor que os tecidos possuem após certo tempo de uso é causado por bactérias. Nas primeiras utilizações da roupa a simples lavagem em máquina é suficiente para devolver ao tecido a característica de limpo. Após alguns ciclos de uso, quando o biofilme começou a se instalar, o mau odor permanece mesmo após uma lavagem severa, não sendo suficiente para remover o biofilme por completo.

Para aumentar a “vida útil” de roupas esportivas, a melhor solução é a incorporação de agentes antimicrobianos nas roupas, evitando assim a formação destes biofilmes.

Roupas íntimas

Roupas íntimas estão em contato direto com as regiões genitais do corpo, local onde o risco de doenças causadas por fungos e bactérias é extremamente grande.

Diversas são as formas de se contaminar por microrganismos, sendo que nosso corpo está preparado para combater algumas ameaças em estágio inicial, mas este processo fica mais difícil se gerarmos um ambiente propício para o desenvolvimento das patologias.

Em paralelo com o tratamento médico, medidas de higiene são necessárias, como por exemplo, a constante troca de roupas e a boa lavagem/desinfecção destas.

Neste contexto, roupas íntimas antimicrobianas são uma forte aliada em tratamentos médicos, além de evitar novas contaminações.

Estofados para sofás, puffs, cortinas

Que atire a primeira pedra quem nunca sentou em um sofá e sentiu cheiro de mofo. Este mofo não ocorre apenas em sofás muito antigos, mas também naqueles que são submetidos a condições de umidade (residências pouco ensolaradas ou que ficam fechadas a maior parte do ano).

Uma vez que o mofo é criado, sua eliminação por completo é extremamente difícil. A remoção dele através de limpezas costuma resolver por algum tempo, mas o problema volta a aparecer rapidamente - de semanas a poucos meses.

Sendo assim, a melhor forma é o tratamento preventivo e evitar que ele se forme. A forma mais efetiva de mitigar o problema é pela utilização de tecidos tratados com aditivos antimicrobianos.

Neste cenário, o material do tecido evitará a formação de colônia de fungos, bactérias, biofilme e amarelamentos indesejados.

Tapetes, carpetes e capachos

Para entender as vantagens deste segmento de mercado, basta nos perguntarmos porque utilizamos tapetes e carpetes. O principal motivo é pelo conforto que eles nos trazem, tanto térmico quanto estético. A possibilidade de andar descalço dentro de casa é algo desejado por todos.

Também não é novidade que por ficarem no chão, sendo pisados a todos os momentos, tapetes e carpetes juntam muita sujeira.

A limpeza convencional remove a sujeira macro (visível), mas e quanto à contaminação que a gente não vê?

Estar limpo não necessariamente significa estar imune à microrganismos, e é por este motivo que precisamos nos preocupar em tratar estes itens, garantindo assim que as ameaças invisíveis estejam sob controle.

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram