Página inicial | Como não ficar doente no inverno

Como não ficar doente no inverno

Com a chegada do inverno, as mudanças bruscas de temperatura e o clima mais seco desencadeiam diversos efeitos sobre a saúde das pessoas.

O clima mais frio influência principalmente na permanência de pessoas em ambientes fechados e com isso a rápida proliferação de doenças, a manifestação de resfriados e gripes, dores de garganta ou agravamento de quadros de bronquite que já são situações extremamente comuns, provindas principalmente através do contato da pessoa com alguma superfície infectada. Mas como prevenir-se efetivamente dessa contaminação invisível?

Manter-se hidratado

Durante os meses mais frios do ano, o ar fica mais seco e, com isso, as células da mucosa do nosso aparelho respiratório não conseguem se renovar com a frequência necessária. Por isso, é importante a ingestão de líquidos constantemente, principalmente água e sucos naturais.

Tossir e espirrar cobrindo a boca e o nariz com lenços de papel

Além disso, o ar mais seco facilita a propagação de vírus e bactérias. Cada espirro ou tosse, pode infestar uma sala em alguns segundos. É necessário, portanto, que cada um faça sua parte na hora de evitar a proliferação de doenças. Ter sempre lenços de papel na bolsa é uma ótima maneira de evitar essa dispersão - usando-os quando tossir ou espirrar.

Cuidado com os lenços de pano, eles podem prejudicar mais do que ajudar nessas horas ao passo que retém umidade e promovem um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias.

Manter ambientes ventilados

Outra dica é manter os ambientes sempre ventilados. Desse jeito, os microrganismos presentes no ar não ficam presos nos ambientes comumente usados. Nesses meses mais frios, a tendência é que nos resguardemos em nossas casas, com as janelas e portas bem fechadas para que o calor não se perca. Mas essa circulação de ar, mesmo que apenas por algumas horas, já faz uma diferença na saúde da casa.

Lavar as mãos constantemente

Além disso, manter suas mãos sempre limpas é uma maneira de evitar a proliferação de doenças. Entramos em contato com milhões de bactérias todos os dias e a cada atividade que realizamos essas bactérias vão se disseminando pelos ambientes por meio de contaminação cruzada. Essas bactérias não são completamente eliminadas apenas com água e sabão, mas uma higiene constante evita a proliferação de bactérias. Na hora de lavar, tenha atenção especial ao espaço entre os dedos, às unhas e às palmas. Nessas áreas, o acúmulo de suor e umidade promove um ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos e, por isso deve ser higienizado constantemente.

Usar produtos com antimicrobianos

Além desses cuidados já largamente difundidos e conhecidos, há algumas alternativas que podem ir além desses cuidados imediatos e que devem ser constantemente lembrados. A utilização de produtos com aditivos antimicrobianos é um forma efetiva e duradoura de evitar a proliferação de doenças.

A escolha da tintas nas paredes dos ambientes que possuam antifúngico, por exemplo, inibe o crescimento de microrganismos é passo para tornar o local de trabalho ou o lar mais seguro. A utilização de carpetes, cortinas e tapetes também podem ser um agravante de alergias e doenças se os mesmos não possuírem antimicrobianos em suas fibras têxteis para inibir o crescimento de microrganismos causadores de alergias.

A prata é um antimicrobiano natural que pode ser facilmente incorporada em sua escala nano em diversas matrizes como têxteis, plásticos, papel, borracha dentre outros inúmeros materiais. As bactérias, vírus e outros microrganismos, quando em contato com essas superfícies tratadas, sofrem alterações no sistema respiratório e reprodutor. Desta maneira, o próprio material tratado com nanoprata torna-se um agente controlador de disseminação de doenças.

A TNS Nanotecnologia se compromete na entrega de aditivos antimicrobianos com alta eficiência. E garante a disponibilidade desses produtos antimicrobianos no mercado, com qualidade e credibilidade, auxiliando na segurança e higiene de ambientes sujeitos à proliferação de doenças comuns em dias frios. Contate um de nossos consultores e saiba mais!

alimento saúde aditivo antimicrobiano

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram