Página inicial | Como os antimicrobianos são incorporados nos artigos têxteis?

Como os antimicrobianos são incorporados nos artigos têxteis?

A equipe de engenheiros e pesquisadores TNS Nano entende a preocupação e as dúvidas que as pessoas possam ter ao incorporar um novo aditivo, com nanotecnologia ou não, no processo produtivo de um tecido.

A cada novo aditivo que desenvolvemos, leva-se em conta, como um dos principais requisitos, não alterar o esquema de produção convencional de artigos têxteis.

Além de não alterar a maneira habitual de produção, procuramos fazer com que cada aditivo TNS Nano seja de fácil aplicação.

Ou seja, com simples instruções o produto poderá ser adicionado ao tecido natural, sintético ou mistura entre os dois sem que isso gere dúvidas no momento do processo.

Como funciona na prática a incorporação de antimicrobianos?

Durante a produção de uma roupa, por exemplo, existem várias passos a serem seguidos.

Muitas deles são os mesmos para vários tipos de tecidos que têm uma finalidade totalmente diferente (toalhas, cobertores, jeans e lenço, por exemplo).

Em todas essas peças, são adicionados vários aditivos químicos com diversas funcionalidades para melhorar características como: brilho, maciez, aspecto físico e toque.

Existem também aditivos mais complexos que podem ser incorporados para conferir propriedades como: anti-chama, antimicrobiano, anti-UV dentre outros.

O antimicrobiano TNS Nano, por ser compatível com diversos outros produtos químicos, não precisa de uma etapa especial para ser adicionado ao banho.

As nossas nanopartículas de prata, com sua estrutura química altamente estável por meio do método de nanoencapsulação, não demonstra, desta maneira, incompatibilidade entre o antimicrobiano e outras substâncias do banho.

Assim, ao acrescentar esse aditivo durante a etapa de beneficiamento terciário (ou somente beneficiamento), se estará produzindo ao final do processo um tecido que previne a formação de bactérias e fungos (mofo, bolor), contribuindo à não-formação de mau odor e prolongando o tempo de vida útil do artigo.

Qual é o processo de incorporação de antimicrobianos?

Essa é uma pergunta muito comumente feita pela indústria: qual máquina devo utilizar para incorporar o aditivo antimicrobiano?

Citando os dois processos mais comuns, foulard e esgotamento, os aditivos antimicrobianos podem ser adicionados por ambos os processos.

Caso se queira aproveitar das vantagens do processo de esgotamento como, por exemplo, tratamento mais uniforme e equilibrado das fibras e compatibilidade de vários tipos de tecido, é totalmente possível adicionar ainda o antimicrobiano que atribuirá mais uma característica ao produto final (tecido inteligente).

Por outro lado, caso a indústria em questão tenha à disposição a opção de tratamento contínuo, este também pode ser considerado para a aplicação.

O processo em si não oferece vantagem nem desvantagem com relação ao antimicrobiano, ficando assim à escolha da indústria caso prefiram trabalhar com esgotador, foulard ou até mesmo spray.

Vale ressaltar também que as temperaturas que existem no processo não interferem na performance do antimicrobiano.

Neste contexto, não há restrições com relação à temperatura na qual o processo pode atingir.

Baixe o nosso conteúdo e saiba mais: Acabamentos têxteis antibacterianos, antifúngicos e antivirais.

Validação do aditivo antimicrobiano

A TNS Nano, juntamente com a equipe comercial-técnica e o time de pesquisadores, pensa no produto mais adequado para cada aplicação e ensina a como utilizar o produto durante a produção do artigo têxtil.

Assim, uma amostra do produto é colocado em produção para ser incorporado no têxtil e após todo o processo, essa amostra é validada em um laboratório.

Essa validação garante que o produto vai ser efetivo no combate a bactérias e fungos enquanto houver tecido.

Com uma eficiência comprovada por mais de 50 ciclos de lavagens, garantimos a proteção do artigo por toda sua vida útil. Ademais, não há a necessidade de validação a cada nova produção.

Nossa equipe de consultores fica a disposição para qualquer nova situação e desafios. Por existir diversas situações na indústria, é indispensável o apoio que oferecemos durante a etapa de validação do aditivo no produto final.

Gostou do post? 

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram