Página inicial | Contra fungos e bactérias: filtros de ar condicionado com antimicrobiano

Contra fungos e bactérias: filtros de ar condicionado com antimicrobiano

Bactérias e fungos estão por toda parte: na água, no solo, em nossos corpos e há milhares deles no ar que respiramos.

Nem todos são maléficos, mas uma grande parte deles pode causar infecções, intoxicações e até mortes. Evitando-os, estamos evitando também a contaminação cruzada e sintomas como dores de garganta, diarreias e vômitos que estão ligados a algumas doenças graves.

Muitos microrganismos patogênicos como esses vivem em um eletrodoméstico que usamos praticamente todos os dias em nosso país quente: o ar-condicionado. Esse aparelho possui um filtro que tem a função de reter partículas nocivas do ambiente, como poeiras micro particuladas e também microrganismos. Com o passar do tempo e a utilização, o ar que é trazido do lado de fora do ambiente passa pelo filtro e ali ocorre desenvolvimento microbiano, podendo haver até formação de biofilme (uma camada de substâncias excretadas pelas bactérias retidas no filtro).

A falta de manutenção e de uso de filtros adequados em sistemas de climatização aliada ao clima tropical gera ambiente propício para a propagação desses microrganismos pelo ar que continua a passar pelo equipamento. Em prédios com instalações centrais, a situação pode ser ainda mais grave por conta da necessidade de uma manutenção centralizada também e a falta de informações sobre o estado de conservação dos dutos. Muitos hospitais enfrentam problemas de contaminação por causa da presença de bactérias em filtros de ar, reservatórios de água e dutos de ventilação.

Exemplificando a gravidade do assunto, podemos citar a bactéria Legionella pneumophila que habita os sistemas de ar-condicionado. A mortalidade de pessoas acometidas por infecções que envolvem essa bactéria, mesmo com tratamento, foi superior a 20% dos casos adquiridos na comunidade e até 50% quando em hospitais em 2014. Mais de 4 mil veteranos da guerra americanos reuniram-se na Filadélfia em 1976 e foram infectados pela Legionella pneumophila, que se desenvolveu no ar condicionado central do hotel do evento e provocou a morte de muitos dos participantes. Existem outros casos famosos, como do ex-Ministro das Comunicações Sérgio Motta, que foi vítima de uma infecção pulmonar provocada por bactérias que se reproduziram em aparelhos de ar-condicionado contaminados de seu gabinete. A infecção por essa bactéria surge após cerca de 5 a 6 dias do contato com a bactéria, que normalmente ocorre pelo ar. O principal sintoma é a febre, mas o indivíduo infectado também apresenta tosse, calafrios, dores musculares e dificuldades respiratórias.

Nesse contexto, a população microbiana em filtros de ar condicionado pode ser reduzida e até eliminada pelo uso de antimicrobianos em filtros. Esses filtros especiais podem ser fabricados com 100% de material sintético ao qual pode ser incorporado o agente antimicrobiano. Assim, o próximo filtro inibe o crescimento de bactérias e fungos de modo que nenhum deles fica disponível para ser lançado ao ar e gerar novas contaminações em outros veículos como seres humanos.

A TNS Nanotecnologia desenvolve soluções customizadas para indústrias de diferentes setores. Para filtros de ar condicionado, os aditivos antimicrobianos TNS podem ser incorporados em matrizes poliméricas que são usadas para fabricação de filtros para sistemas de climatização. Quer saber mais? Converse com um de nossos consultores.

Artigo redigido por Geórgia Aimée Bruel Müller

filtros fungos e bactérias

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram