Página inicial | Nanotecnologia antimicrobiana aplicada em produtos cerâmicos

Nanotecnologia antimicrobiana aplicada em produtos cerâmicos

Já imaginou entrar em um banheiro com vários objetos cerâmicos, dentre eles os azulejos das paredes, pisos, pia e vaso sanitário, e não precisar se preocupar com a possível presença de bactérias e fungos deixados pelos outros? A TNS Nanotecnologia já conta com conhecimento e produtos antimicrobianos que podem ser incorporados em objetos e produtos cerâmicos durante o seu processo produtivo.

A grande dificuldade em introduzir a tecnologia antimicrobiana nesta classe de materiais se dá pela necessidade de queima (ou também chamada sinterização) do produto no final do seu processamento. Nesta etapa, os produtos cerâmicos chegam, em alguns casos, a temperaturas acima de 1500 °C, o que geralmente degrada os aditivos antimicrobianos tradicionais.

Na TNS, hoje contamos com três aditivos antimicrobianos com aprovação técnica (normas internacionais) e viabilidade comercial para aplicações em cerâmicos. Um produto de base prata, outro de zinco e ainda uma blenda combinando os dois princípios ativos.

Mas quais são as vantagens de se aplicar aditivos antimicrobianos em cerâmicos?

Os objetos cerâmicos estão altamente ligados ao nosso dia a dia. Além de representarem a maioria dos objetos presentes nos banheiros, podemos citar alguns outros encontrados nas cozinhas, como todo o revestimento de piso e paredes, entre outros utensílios domésticos como louças, panelas e travessas.

Outro local crítico que apresenta grande volume de produtos cerâmicos são os hospitais. Infelizmente, nestes ambientes, a presença de bactérias e fungos patogênicos é ainda mais grave pois são os vetores das infecções hospitalares e contaminação cruzada. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que a infecção hospitalar causa cerca de 100 mil mortes no Brasil todos os anos.

Outro exemplo interessante são os hotéis. Atualmente grandes redes hoteleiras já valorizam a saúde e segurança de seus hóspedes e funcionários pelo uso exclusivo de louças antimicrobianas de base nanotecnológica.

A TNS Nanotecnologia tem a expertise para aplicação de nano e micropartículas para conferir a propriedade antimicrobiana nos objetos e produtos cerâmicos. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelo e-mail [email protected].

antimicrobiano em cerâmica

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram