Página inicial | Nanotecnologia na Construção Civil

Nanotecnologia na Construção Civil

Muito tem sido discutido nos últimos anos sobre as vantagens de aplicarmos a nanotecnologia em diversos setores da indústria. Mas você sabia que ela está cada vez mais presente ao nosso redor? A nanotecnologia, que é basicamente o estudo da manipulação e construção de materiais com o controle de átomos e moléculas, vem ganhando muito espaço na construção civil, inclusive em nossas casas, prédios e outras construções.

Engenheiros e cientistas investem em pesquisas há alguns anos e já utilizam técnicas para produzir materiais mais resistentes, seguros e de baixo custo. Alguns exemplos da aplicação destas pesquisas já podem ser encontradas em revestimentos cerâmicos, argamassas e concretos, parafusos, entre outros. Esses materiais são desenvolvidos, ou em alguns casos, “enriquecidos” na escala nanométrica, ou seja, com proporções de 1 milhão de vezes menores que 1 metro.

Os nanotubos de carbono são um excelente exemplo de material nanoestruturado que é amplamente empregado para garantir maior resistência aos materiais tradicionais, como o concreto, por exemplo. Outro exemplo interessante é a aplicação de coating em materiais metálicos para conferir maior resistência à oxidação, o que se conhece como o acabamento anti-ferrugem. Nestes casos, tanto as ferragens que são utilizadas para reforço de concreto, quanto parafusos utilizados nas armações estruturais já recebem esta tecnologia, garantindo uma maior segurança contra falhas e possíveis acidentes.

Outros produtos da construção civil que já estão disponíveis no mercado e que passam por um tratamento ou produção nanotecnológica são:

- As telhas, que foram obrigadas a substituir o amianto por materiais não tóxicos, diminuindo o risco de doenças pulmonares;

- Os tubos e conexões, que hoje são fabricados com nanocompósitos de PVC; e

- As esquadrias com revestimento nanocerâmico (vítreo), que aumentam a adesão das tintas, e por consequência, protegem a superfície metálica contra corrosão.

Mas não são apenas reforços mecânicos e contra corrosão que a nanotecnologia pode trazer à construção civil. Outra questão que vem ganhando mercado é o combate aos microrganismos e a segurança da família nas residências e construções em geral.

Hoje a TNS Nanotecnologia dispõe de diversos aditivos antimicrobianos de base nanotecnológica. Estes podem ser empregados nos mais variados produtos e materiais presentes nas construções, desde as tintas usadas nas pinturas, até os plásticos presentes nas maçanetas das portas e assentos de vasos sanitários. A contaminação cruzada é outro ponto importante. Ela é o principal perigo presente nas clínicas e hospitais, sendo responsável por um grande número de mortes. A tendência é que cada vez mais as construções apresentem materiais antimicrobianos, e por consequência, o número de casos de doenças, contaminação e surgimento de bactérias resistentes diminua.

A TNS Nanotecnologia tem a expertise para aplicação de nano e micropartículas para conferir a propriedade antimicrobiana. Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas pelo email [email protected].

nanotecnologia na construção civil

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram