Página inicial | Onde encontramos a nanotecnologia?

Onde encontramos a nanotecnologia?

Em tudo! Muitas pessoas ainda não conhecem ou não sabem do que se trata, e por isso imaginam que o assunto seja algo muito além do seu dia a dia. Mas aí está a surpresa: grande parte dos objetos que temos contato possui algum tipo de nanotecnologia.

Antes de mais nada, vamos relembrar o que é um produto nanométrico (nanotecnologia). Qualquer material que conhecemos pode ser tão pequeno em tamanho a ponto de estar na escala nano (um bilhão de vezes menor do que 1 metro). Para dar um exemplo prático, em uma estrada de terra, sem pavimentação, o barro é composto por pequenos grãos com tamanhos variados. Alguns desses grãos são tão pequenos que são nanométricos!

Este exemplo nos faz concluir que produtos e materiais “nano” acontecem na natureza, não sendo uma exclusiva invenção do ser humano. Outro exemplo de nano na natureza é a lagartixa. O fato de poderem andar de cabeça para baixo ou em qualquer superfície ocorre devido à existência de nanoventosas, que proporcionam uma adesão fortíssima nas mais diferentes superfícies (vidro, alvenaria, plásticos, metais e outros).

Outro exemplo importante em nossas vidas são os remédios. Muitos deles já utilizam princípios ativos nanométricos, que são facilmente absorvidos pela pele e têm ação de forma mais rápida e controlada. Cosméticos e afins se beneficiam da nanotecnologia da mesma forma.

Na informática, não teríamos tantos avanços se não fosse a utilização de nanotecnologia em processadores, placas e outros componentes. Ganha-se capacidade, reduz-se tamanho e abre-se um novo universo de possibilidades.

Fora estes exemplos, outros produtos que já contam com os avanços da ciência são: tintura de automóveis, filtro solar, bola de tênis, creme dental, curativo, preservativo, secador de cabelo, bebedouro de água, entre outros.

Um dos ramos da nanotecnologia que mais cresce é o dos antimicrobianos – agentes químicos responsáveis pelo controle de bactérias, fungos e outros microrganismos causadores de doenças, promotores de degradação em materiais e geradores de mau odor. A lista de produtos aditivados com antimicrobianos é grande: embalagens para alimentos, tintas para hospitais, esterilização de equipamentos médicos, utensílios de cozinha, brinquedos de crianças, roupas fitness, calçados, etc.

A TNS Nanotecnologia atua fortemente no ramo de nanotecnologia antimicrobiana e está aberta para ouvir suas dúvidas e interesse no tema. Conte conosco!

nanotecnologia

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram