Página inicial | Por que as bactérias ficam cada vez mais resistentes?

Por que as bactérias ficam cada vez mais resistentes?

As bactérias se tornam resistentes aos medicamentos quando adquirem um gene de resistência – por mutação ou pela aquisição do gene de outro micro-organismo – a um determinado antibiótico e, então, passam esta característica para as próximas gerações.

Um dos grandes motivos para a escalada alarmante no número destas superbactérias é o uso indiscriminado de antibióticos, por exemplo, quando uma pessoa interrompe o tratamento – sem consultar ao médico - antes do tempo proposto. Isso faz com que as bactérias não sejam eliminadas e ganhem resistência ao antibiótico utilizado.

Infecções causadas por microrganismos resistentes não respondem aos tratamentos convencionais, resultando em um período prolongado de internamento, aumento no risco de morte e um maior gasto para os sistemas – público e privado - de saúde.

Um exemplo disto é a bactéria MRSA (Staphylococcus aureus resistente a meticilina). Estima-se que pessoas infectadas por esta superbactéria sejam 64% mais suscetíveis a falecer do que pessoas infectadas com a forma não resistente da bactéria.

A vantagem da utilização dos produtos à base de nanopartículas de prata  é que estes possuem uma propriedade não-migrante, isto é, não há a formação um halo de inibição. Este halo é o responsável pela formação de bactérias resistentes, uma vez que as bactérias que estão na extremidade deste recebem baixas concentrações de ativos antibacterianos e que acabam por não serem eliminadas, gerando uma linhagem resistente.

Atualmente, o aumento do número de bactérias resistentes a antibióticos já é uma preocupação global. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde, divulgados em 2015, doenças que eram facilmente tratadas poderão levar a óbito 10 milhões de pessoas até 2050.

A TNS atua diretamente no combate aos micro-organismos. Com aditivos antimicrobianos voltados para os mais variados segmentos da indústria, possibilita que produtos do cotidiano fiquem livre de bactérias e, assim, impedindo a formação de micro-organismos resistentes.

Conteúdo redigido por Vendelino Oenning Neto.  

Revisado por João Carlos Carrion

antibacteriano

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram