Página inicial | Por que investir em antimicrobianos a base de zinco?

Por que investir em antimicrobianos a base de zinco?

Aqui no blog da TNS falamos bastante de como nosso time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação utiliza partículas de prata para criar aditivos antimicrobianos com alta eficiência e que tragam benefícios duradouros para diversos segmentos da indústria.

Mas, existem outros elementos químicos que também possuem propriedades antimicrobianas. É o caso do zinco.

Os aditivos antimicrobianos a base de zinco podem ser utilizados em diversas aplicações, devido também a sua elevada eficiência na absorção de luz ultravioleta e transparência à luz visível. Essa tecnologia, aplicada sempre durante o processo produtivo, confere ao produto tratado a característica antimicrobiana de alta  durabilidade. Além disso, apresenta a vantagem de ser extremamente estável quimicamente e de suportar altas temperaturas de operação. Essas características são válidas no processamento de plástico ou de materiais cerâmicos, onde as temperaturas podem facilmente passar dos 200ºC e 1300ºC, respectivamente.

Além disso, o zinco, que pode ser utilizado não só na escala nanométrica mas também na micrométrica, apresenta uma alta eficiência antimicrobiana. Sendo da mesma forma, um aditivo extremamente eficaz e nas concentrações em que o seu uso é recomendado. Mas para encontrar a aplicação e a concentração ideal, é necessário uma abordagem multidisciplinar, que exige uma colaboração entre os parceiros industriais, cientistas de materiais e cientistas da área da saúde.

No contexto da saúde, o zinco, além de atuar como antimicrobiano, é amplamente utilizado na indústria alimentícia, principalmente por desempenhar algumas funções muito importantes no corpo humano. O elemento é considerado é um micronutriente, cofator essencial para uma série de reações enzimáticas relacionadas com as principais funções da pele, tais como, renovação celular, síntese de macromoléculas, cicatrização do tecido e proteção antirradicalar, é possível encontrar o zinco como nutriente em diversos alimentos. É comprovado que em casos extremos a sua deficiência no organismo pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo e, por isso, muitas vezes está presente na maioria dos suplementos vitamínicos vendidos no mercado. Mas cuidado, pois o seu excesso também está ligado a diversas doenças renais e gastrointestinais.

Além de tudo isso, o elemento do zinco é uma molécula que atua como marcadora para as proteínas do Timo, órgão que produz células de defesa - as quais pertencem ao sistema imunológico. Os sais de zinco são mortais para muitos micro-organismos patógenos e sem ele não é possível a ativação de defesa dessas células. Ou seja, ele pode atuar como antimicrobiano de duas formas, apesar de a primeira ocorrer apenas dentro do corpo humano e de uma forma indireta.

No caso do uso do zinco de forma indireta, a TNS Nanotecnologia trabalha promovendo segurança, saúde e bem-estar por meio de soluções inovadoras para a indústria. Nossa experiência no desenvolvimento de aditivos antimicrobianos com alta eficiência e qualidade que impedem a formação de microrganismos em produtos do cotidiano garante um ambiente mais limpo e seguro. Quer saber como você e sua indústria podem inovar? Contate um de nossos consultores.

antimicrobianos a base de zinco

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram