Página inicial | Tecnologia no tratamento de madeira: como afeta o produto final

Tecnologia no tratamento de madeira: como afeta o produto final

Madeiras são materiais porosos e possuem grande área superficial em contato com o ar, por conta dessas características, são de difícil secagem. Consequentemente, esse tipo de material está exposto a ameaças invisíveis: suas ranhuras são um ambiente perfeito para o desenvolvimento de microrganismos, principalmente fungos e bactérias que causam mau odor e alteração sensorial (como cheiro e cor).

Num trabalho realizado em 2010, na UNICEP (São Carlos-SP), foi avaliada a contaminação das tábuas de madeira utilizadas no preparo de alimentos, de uma instituição de Ensino Superior, através de análises microbiológicas realizadas a partir do Método do Swab. Das tábuas analisadas, 90% estavam contaminadas, o que indica uma condição higiênico-sanitária insatisfatória, com a presença de bactérias, bolores, leveduras e até mesmo enterobactérias.

A contaminação microbiológica tem sido alvo de preocupações por parte dos profissionais da área de alimentos, principalmente pelas ocorrências clínicas decorrentes da ingestão de alimentos contaminados com toxinas que podem causar até a morte.

Além disso, em peças de madeira que não ficam protegidas da chuva e umidade em geral, por exemplo em móveis e painéis externos, a incidência de fungos causa alterações visuais como cores escurecidas e manchas. Móveis e painéis não duram muito tempo nessas condições e devem ser trocados com uma certa frequência.

Face à necessidade de mitigar essas alterações, tornou-se necessária uma evolução tecnológica na madeira usada da vida cotidiana. Como solução para melhoramento da sua superfície, existem os impermeabilizantes não tóxicos. Os vernizes com antimicrobianos são um exemplo disso: eles protegem a superfície da madeira e deixam-na menos porosa, e assim evitam que ali cresçam microrganismos que alteram as aparências e representam riscos ao consumidor. O material pode, então, ser utilizado tanto em áreas internas e externas quanto em utensílios de cozinha de madeira, tornando-os seguros e mais duráveis.

A TNS produz soluções customizadas que podem ser incorporados em vernizes aplicáveis a madeiras. Consulte nossa equipe técnica!

Artigo redigido por Geórgia Aimée Bruel Müller

nanotecnologia proteção madeira

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram