Página inicial | Antimicrobianos na indústria polimérica: o que você precisa saber!

Antimicrobianos na indústria polimérica: o que você precisa saber!

“Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) a economia circular, a produção e o consumo conscientes exigem novas aplicabilidades do material plástico.

Essas aplicabilidades devem agregar maior valor aos transformados, e conduzem a inovações tanto em matérias-primas e produtos quanto em tecnologias, processos e modelos de negócio.”

Por isso, neste blog post veremos quatro informações importantes sobre a implementação de aditivos antimicrobianos em indústrias poliméricas: vantagens de um polímero antimicrobiano, como adicionar o aditivo no processo produtivo, como comprovar que o seu produto é antimicrobiano e que tipos de polímeros podem ser aditivados!

Vamos começar?

Quais as vantagens de um polímero antimicrobiano?

Muitas pessoas não sabem o quão vantajoso é adicionar um aditivo antimicrobiano em um processo produtivo. A indústria que utiliza esse tipo de matéria-prima obtém diversas vantagens como:

- Controle de mofo em produtos e estoque: o mofo é um fungo e este não consegue sobreviver em contato deste aditivo;

- Proteção contra doenças causadas por patogênicos: isso se aplica a locais onde a contaminação microbiológica pode ser muito grande como objetos coletivos, embalagens em contato com alimentos ou ainda objetos hospitalares;

Inserção em novos mercados: como esse aditivo evita a contaminação microbiológica, ao utilizá-lo em uma nova linha de sua produção, esta poderá ser vendida para novos mercados, fazendo com que a indústria expanda seu mercado e suas vendas;

- Inibição de maus odores resultantes de bactérias: muitos produtos adquirem odores resultantes da reação de bactérias, como por exemplo o chulé. Assim, é possível ter uma gama de produtos sem odores, como palmilhas de silicone, EVA e espuma por exemplo. 

- Menor degradação do produto: muitos microrganismos são responsáveis pela decomposição de materiais ao longo do tempo, fazendo com que um objeto isento de fungos e bactérias consiga ter uma menor degradação com o tempo.

- Ter um diferencial competitivo no mercado: as empresas estão buscando constantemente por inovações. Ter um produto diferenciado faz com que as empresas consigam se reinventar,  destacando-se perante concorrentes.

- Crescimento das vendas: muitas empresas lançam no mercado um produto novo e diferenciado, mas não fazem o marketing ideal para destacá-lo impulsionando as suas vendas. 

Com todas essas vantagens, fica bem mais claro a importância de diferenciais com os aditivos antimicrobianos em polímeros.

A equipe de marketing da TNS Nano fornece todo o auxílio, ajudando na criação de materiais gráficos e técnicos que acarretem em uma maior visibilidade do produto. 

Baixe nosso E-book: Polímeros antibacterianos e antivirais

Como inserir o aditivo no processo produtivo?

Muitas questões vêm à tona quando o assunto é a inserção de aditivos antimicrobianos em processos produtivos.

Pode-se pensar no desenvolvimento de uma linha nova dentro da indústria e com isso, algumas preocupações são frequentes. 

As questões mais frequentes são:

O processo produtivo precisa ser alterado? O meu produto final vai ter as propriedades e características mantidas? Como inserir um aditivo novo no meu processo? 

É normal ter uma série de questionamentos.

A criação de um produto polimérico antimicrobiano exige o acréscimo de aditivos no processo. 

Além de ser possível de ocorrer em diversas etapas do processo produtivo como extrusão, injeção, rotomoldagem, sopro, laminação ou outros. 

Outro ponto importante é que a incorporação do aditivo antimicrobiano no processo, pode ser realizada em três diferentes formas: pó, líquido ou masterbatches

A TNS Nano pode te ajudar! As concentrações aplicadas dos nossos aditivos  são extremamente reduzidas, com alta performance e sem alterar o processo produtivo.

Por isso, a TNS Nano possui soluções personalizadas, que são desenvolvidas em conjunto com seus parceiros e que não alteram as propriedades e características do produto final.

Baixe o E-book: Nanotecnologia e suas aplicações

Como comprovar que meu produto é antimicrobiano?

É necessário realizar um teste microbiológico que comprove que o aditivo utilizado confere a característica antimicrobiana ao produto. 

Para isso, é necessário enviar uma amostra do produto aditivado para um laboratório que realizará testes que comprovem essa solução.

Existem diversos testes que avaliam se um material possui ou não propriedades antimicrobianas. 

Para materiais não-porosos, categoria que engloba a maioria dos polímeros, utiliza-se a JIS Z 2801 e a ISO 22196.

Nós da TNS Nano temos cases de sucesso de produtos antimicrobianos em diversos produtos poliméricos como polietileno, espumas de poliuretano, EVA, PVC, resinas, entre muitos outros. 

Auxiliamos nossos parceiros no desenvolvimento da linha de produtos antimicrobianos, indicando laboratórios parceiros para a realização das análises. 

O teste irá analisar em escala logarítmica a redução de microrganismos específicos. 

A apresentação de dados neste tipo de escala reduz a representação a uma escala mais fácil de ser visualizada e manejada

Assim, quando o resultado é superior a 99% de redução, temos a comprovação que este possui efeito antimicrobiano.

Polímeros Antibacterianos

Leia mais: 5 maneiras de se diferenciar no setor de Masterbatches

Quais polímeros podem ser aditivados?

Os aditivos antimicrobianos são compatíveis com qualquer matéria prima polimérica. 

Isso quer dizer que os nossos aditivos podem ser utilizados em bases poliméricas de PET, PBT, PELBD, PP entre outros.

Por isso, qualquer indústria polimérica pode desenvolver uma linha de produtos diferenciada, inovadora e que possui um apelo à segurança e bem estar das pessoas.

Leia mais: 3 dicas para não errar na escolha do seu fornecedor de aditivos antimicrobianos

Gostou do post?

Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!

Acesse mais conteúdos exclusivos inscrevendo-se no nosso canal do YouTube, acompanhando nosso blog e seguindo a TNS Nano no LinkedIn, Facebook e Instagram.

Vivian Sakihara
Autora
planta

Fale com nossos especialistas e saiba como juntos podemos inovar seu negócio.

Fale com Especialista

Artigos Relacionados

"Os tecidos antimicrobianos proporcionam segurança e praticidade no...
"Com espumas antimicrobianas aplicadas em calçados, se prolonga o t...
Bem-vindo a uma jornada intrigante no coração da moda e da ciência,...
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram